Saiba como aposentados podem evitar cair no golpe do crédito consignado

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de junho de 2020 às 17:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Só em 2018 houveram 75.519 reclamações envolvendo fraudes no crédito consignado no Brasil

​O crédito consignado é um tipo de empréstimo direcionado para os pensionistas e aposentados do INSS. 

O convênio é feito entre o INSS e os bancos. Por possuir juros mais baixos do que os empréstimos normais, esse tipo de crédito acaba atraindo os aposentados e também os golpistas.

Mesmo que precise apresentar os documentos de identificação pessoal para a instituição financeira, como RG, CNH e CPF, ainda existem algumas brechas de segurança que podem facilitar a ação dos golpistas. 

Golpe do crédito consignado já atingiu milhares de aposentados

Para se ter uma ideia, em 2017, houveram 63.404 reclamações envolvendo fraudes no crédito consignado. 

Já em 2018, houve um aumento significativo, com 75.519 reclamações, conforme a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). 

Lembrando que, caso não invistam em mecanismos de proteção eficientes, bancos e financeiras podem ser responsabilizados pelas fraudes sofridas por seus usuários.

Golpes mais comuns aplicados em aposentados

Documentos falsos

Não é nenhuma surpresa que a falsificação de documentos como RG, CPF e CNH esteja entre um dos principais golpes cometidos no Brasil. Segundo o Serasa, uma tentativa de fraude de identidade acontece a cada 16 segundos no nosso país.

Aplicativos ou sites falsos

A cada dia que passa, os criminosos criam um novo golpe financeiro. Muitos deles usam aplicativos e sites falsos de instituições financeiras para lesar as vítimas, pois, pedem informações pessoais do beneficiários e acabam usando para fraudes.

Falsificação da assinatura

Este é um dos golpes mais comuns cometido contra aposentados e beneficiários do INSS. Inclusive, muitas delas acabam passando despercebidas pelos setores de análise das instituições bancárias e demais financeiras.

Roubo de senhas e demais informações das contas bancárias

Este tipo de golpe é também um dos mais comuns, pois, muitos aposentados não possuem informações suficientes sobre quais documentos  e dados devem ser apresentados no momento de fazer o empréstimo. 

Por falta de orientação, muitos aposentados acabam entregando senhas, bem como outras informações relativas a sua conta e dados pessoais para fraudadores.

Empréstimos realizados por terceiros

Com posse das informações cedidas pelo aposentado, como o número do cartão de INSS do beneficiário, um outro golpe comum acaba sendo a realização de empréstimos por terceiros.

Cuidados para não cair no golpe do empréstimo consignado

O INSS passou algumas orientações para que os aposentados e pensionistas não caiam em golpes, que você confere logo abaixo:

“O empréstimo, de nenhuma maneira, pode ser concedido por telefone, sem o comparecimento do segurado ao banco ou financeira.”

“Vale destacar que o segurado nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no benefício.”

O INSS reforça que o beneficiário ou representante legal pode fazer o bloqueio ou desbloqueio do benefício para a contratação de empréstimos consignados ou até mesmo o cartão de crédito, por meio de sistema eletrônico:

“Esse processo, por sua vez, precisará ser autenticado e o sistema deve ser disponibilizado pelas próprias instituições financeiras e sociedades de arredamento mercantil que mantenham Acordos de Cooperação técnica com o INSS.”

Caí em um golpe, como denunciar?

Se você foi vítima de um golpe envolvendo crédito consignado, deve cadastrar uma denúncia na Ouvidoria do INSS por meio da Central de Tele-atendimento 135 ou pelo portal clicando neste link

No caso de perda ou roubo dos documentos de identificação, é recomendado fazer um boletim de ocorrência, para evitar possíveis fraudes.

“Vale destacar que as denúncias sobre consignado serão apuradas pela Ouvidoria e repassadas a Dataprev, para o bloqueio imediato do desconto ou contato com a instituição financeira para solução do problema e, se for o caso, devolução dos valores. Além disso, a partir do momento da detecção das fraudes, os envolvidos serão alvo de apuração por parte do Governo Federal”, diz o INSS.

Para finalizar, devemos lembrar que o cadastro no Meu INSS é feito pela internet, comparecendo a uma agência do INSS ou nos bancos autorizados.

*Seu Crédito Digital


+ Economia