Saiba como espantar indesejáveis insetos de luz da casa de maneira eficiente

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de outubro de 2020 às 04:17
  • Modificado em 21 de outubro de 2020 às 04:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema é bastante comum, principalmente para quem mora em casa e tem varanda bem iluminada

Ninguém merece se deparar com mosquitinhos de luz rondando as lâmpadas de casa à noite, não é mesmo? 

Esse problema é bastante comum, principalmente para quem mora em casa e tem uma varanda bem iluminada – afinal, esses insetos são atraídos justamente pelo calor e luminosidade das luminárias. 

Use uma bacia com água​

Para acabar com os mosquitos de luz que ficam rondando uma lâmpada ou luminária específica, a melhor dica é recorrer ao truque da bacia com água. 

O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. 

Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles. Bem simples, né?

Recorra às velas aromáticas​​

A principal dica para tornar o local menos atraente para os insetos de luz é usar aromas e específicos – de citronela, lavanda, eucalipto, alecrim ou capim-limão – como repelentes naturais. 

Por isso, recorrer às velas aromáticas pode ser uma alternativa inteligente! Acenda-as em diferentes locais do cômodo de modo que o espaço fique bem perfumado, ok? 

Caso você não tenha uma vela aromática, basta usar uma vela comum e pingar umas gotinhas de óleo essencial de citronela ou lavanda na parte de cima (perto da chama) para que o cheiro se espalhe pelo ambiente.

Borrife uma solução com óleos essenciais no local​

Outra sugestão é preparar soluções cheirosas com óleos essenciais e espirrar em locais estratégicos. 

Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. 

Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada. Esses aromas ajudam a espantar mosquitos de luz e outros tipos de insetos no dia a dia.

Já ouviu falar no mosquiteiro elétrico?​

Caso a presença dos insetos de luz na casa esteja sendo realmente incômoda, você pode recorrer a uma medida mais drástica, como instalar um mata mosquito elétrico. 

Além da raquete elétrica, que é uma das mais usadas atualmente para matar mosquitos, existe uma luminária especial que tem um tipo de luz que atrai e mata os insetos. Interessante, né?

Dê preferência às lâmpadas de LED​

Você sabia que as lâmpadas de LED atraem bem menos insetos que as demais? Isso porque elas não produzem muito calor – além de serem mais econômicas e duradouras. 

Uma alternativa bem simples é substituir as lâmpadas velhas da casa pelas de LED e, se necessário, recorrer aos demais truques (como o da bacia) para remover os poucos insetos que persistirão. 

A boa notícia é que esse tipo de lâmpada realmente ajuda a diminuir drasticamente a presença dos mosquitinhos de luz – ou seja, o trabalho será bem mais simples.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano