Saiba como é possível acelerar o metabolismo depois dos 30 anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2019 às 16:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Metabolismo é definido como todos os processos físicos e químicos do corpo que são convertidos em energia

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o metabolismo é definido como todos os processos físicos e químicos do corpo que são convertidos em energia, incluindo a digestão de alimentos e nutrientes.

A organização Create Health explica que, ao longo dos anos, o metabolismo se torna lento e isso dificulta a perda de peso. Para combater esse efeito, siga estas dicas que ajudarão você a acelerar seu metabolismo.

Beba muita água

Além de ser fundamental para o bom funcionamento do organismo e importante para o processo de desintoxicação e emagrecimento, a água é considerada o melhor líquido para acelerar o metabolismo. É importante evitar bebidas açucaradas, como sucos e refrigerantes.

Mastigue bem a comida

A mastigação lenta e consciente dos alimentos ajuda na digestão e na absorção de nutrientes, beneficiando assim o funcionamento do metabolismo.

Coma na hora certa

Pular refeições, ao contrário do que muita gente imagina, não ajuda a perder peso. Pelo contrário: o hábito diminui o seu metabolismo e ainda faz com que você tenha mais desejos por alimentos calóricos. O ideal é realizar de 3 a 5 refeições diariamente, respeitando os sinais de fome do organismo e procurando comer somente até se sentir saciado.

Faça exercícios diariamente

Pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias já ajuda a acelerar o metabolismo e abandonar o sedentarismo.

Sono de qualidade

Dormir 6 a 8 horas é essencial para que o corpo funcione de maneira ideal. Pessoas que não descansam bem tendem a ganhar peso mais facilmente.

Dê risadas

Um estudo da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, revelou que rir autenticamente pode fazer com que você gaste de 10% a 20% da energia, o que ativa o metabolismo.

Escolha os alimentos certos

Para processar proteínas, o corpo gasta mais calorias. Portanto, é aconselhável incluir carne branca, peixe e legumes ricos em proteínas em sua dieta para acelerar o metabolismo.

Também é recomendável comer uma maçã por dia, pois a fruta contém fibras solúveis, o que é muito útil para eliminar a gordura e promover a digestão.


+ Saúde