compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Isso geralmente ocorre no dia em que se abusa dos comes e bebes
Quem tem as famosas crises de azia após exagerar nas refeições sabe o quanto elas incomodam. Ainda mais durante o fim de semana, com muita comilança, principalmente de chocolate.
Mas está tudo sob controle: além dos tradicionais “prazóis” e antiácidos, há receitas caseiras e mudanças de hábitos alimentares que aliviam e ajudam a tirar a ardência.
Algumas soluções naturais podem ser interessantes para aliviar a azia e a queimação no estômago, como tomar água fria, comer uma maçã e tentar relaxar um pouco, por exemplo.
Essas estratégias devem ser utilizadas depois de refeições mais gordurosas ou de excesso de consumo de álcool.
A sensação de queimação no estômago e na garganta normalmente é causada pela má digestão e refluxo, que é quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo pelo esôfago causando esse desconforto, que tende a piorar ao deitar.
Quando os sintomas são frequentes e o refluxo está presente mais de 15 dias por mês, a azia e a queimação podem desenvolver lesões e prejudicar a saúde do esôfago e do estômago.
Nestes casos, recomenda-se uma consulta com um gastroenterologista para que possam ser indicados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e assim ser iniciado o tratamento mais adequado.
Para reduzir o desconforto causado pela azia e queimação, e ainda diminuir a intensidade e frequência as crises, algumas estratégias podem ser usadas como:
1. Remédios caseiros
Algumas formas naturais de combater a azia e a queimação no estômago incluem:
• Suco de batata crua;
• Suco de couve e maçã;
• Suco de mamão e linhaça;
• Comer 1 maçã ou pêra sem casca.
Utilizar estas práticas e completar o tratamento caseiro com chás como os de funcho e o de gengibre, também podem auxiliar no alívio da azia e queimação, além de reduzir a intensidade com que aparece.
2. Remédios de farmácia
Em alguns casos, quando as práticas caseiras não funcionarem plenamente, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos antiácidos.
São exemplos desses remédios o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, inibidores da produção de ácido, como omeprazol, aceleradores do esvaziamento gástrico, como a domperidona ou protetores gástricos, como o sucralfato, por exemplo.
Estes medicamentos só devem ser tomados sob orientação médica, pois possuem contraindicações e efeitos colaterais.
3. Estratégias para combater a azia e queimação
Além do tratamento com os remédios caseiros e de farmácia, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para aliviar a azia e queimação, além da frequência das crises:
• Elevar a cabeceira da cama;
• Emagrecer, já que o volume abdominal também causa azia;
• Deixar de fumar;
• Evitar alimentos gordurosos, fritos e picantes;
• Evitar refeições que contenham caldos e molhos;
• Evitar tomar café, chá preto, chocolate e refrigerante;
• Fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitando comer muito de uma só vez;
• Evitar fazer exercícios isométricos, como a prancha abdominal e os abdominais comuns;
• Dormir deitado sob o lado esquerdo, especialmente depois de comer;
• Evitar situações estressantes.
Caso a azia e queimação persistam mesmo após a realização do tratamento indicado e cuidados necessários, o gastroenterologista pode recomendar a cirurgia anti-refluxo, que consiste em colocar uma válvula no estômago, para impedir que o conteúdo ácido volte para a garganta.