Saia longa é versátil e pode ser usada em todos os tipos de silhueta. Confira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de abril de 2016 às 17:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas particularidades devem ser adotadas em cada tipo de corpo para garantir um visual harmônico

A saia longa é uma peça indispensável no guarda roupa feminino, pois pode ser usada em qualquer estação do ano, versátil, cheia de estilo próprio e de uma elegância a toda prova.

Esta peça cai bem em mulheres com qualquer tipo de silhueta, havendo algumas dicas diferentes para cada tipo de corpo, observe:

Saia longa para baixinhas


As baixinhas podem usar saia longa sem correr o risco de parecerem ainda mais pequeninas. Basta ter atenção a alguns detalhes no momento de combinar as peças.

Usar saia e blusa da mesma cor é o ideal para alongar a silhueta de quem não possui quadril largo.

Prefira tons monocromáticos para alongar a silhueta (Foto: Reprodução)

Para que a figura pareça mais longilínea, experimente colocar a cintura abaixo do umbigo. Se usar cinto, prefira um do mesmo tom da saia para não dividir a silhueta. Os colares compridos também criam um efeito alongado.

Evites saias com babados, cinturas muito baixas ou muito compridas. A saia que arrasta no chão não favorece as baixinhas, tornando-as ainda menores. Marque a cintura no sítio correto e mostre o calçado para uma figura mais harmoniosa.

Saia longa para plus size


Para as mulheres mais gordinhas, existem regras específicas para usar saia longa. O visual monocromático ajuda a alongar. Não é preciso usar só preto, os outros tons escuros também são liberados. Estampas pequenas com fundo escuro também são adequadas.

Tecidos com pouco volume são melhores para quem está acima do peso  (Foto: Reprodução)

Procure tecidos com pouco volume para que caiam bem sem armar. Modelos de caimento leve e solto são preferíveis, evite franzidos e plissados.

Use a saia acima do umbigo para que não crie um visual achatado. Uma blusa mais soltinha de meia manga, com decote em V, é uma excelente combinação para a saia longa. Esse visual ficará ainda mais equilibrado se a blusa for usada por dentro da saia.

Saia longa para quem tem ombros largos


As regras para quem tem ombros largos são tão específicas como os outros tipos de corpo. Prefira tecidos encorpados que criem volume para aumentar o quadril e igualar a parte de cima com a de baixo.

Modelos com volume equilibram os ombros largos  (Foto: Reprodução)

Modelagens com pregas, plissados, evase amplo e franzidos são as mais indicadas. Qualquer modelo que dê corpo à saia, mais rodado e com mais volume, vai ajudar a equilibrar todo o visual.

No seu caso, o objetivo é chamar toda a atenção para a zona do quadril e remover o foco da zona superior. Evite blusas chamativas com detalhes e cores fortes. As blusas lisas de tons escuros são as melhores para mudar o foco.

Saia longa para quem tem quadril largo


Para quem tem quadril largo, usar saia longa é simples se seguir alguns truques.

Dê sempre preferência a saias de tons escuros. Se optar por uma saia estampada, prefira estampas com fundo escuro. Para a parte de cima, opte por cores claras para criar equilíbrio ao visual e equilibrar a silhueta. Se possível, combine a cor da blusa com a cor da estampa da saia para destacar ainda mais a parte de cima e desviar o foco da parte inferior.

Modelagem reta é ideal para quem possui quadril largo  (Foto: Reprodução)

Evite tecidos que armem, eles vão dar mais volume à região do quadril. Prefira malhas, tecidos fluídos e que caiam bem. Não use saias drapeadas ou franzidas, uma modelagem reta é a indicada para favorecer este tipo de corpo.


+ Moda