compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Iniciativa da Companhia também permite acesso a vários serviços que precisam de apresentação de documentos
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está lançando um hotsite para facilitar o atendimento a vários serviços que precisam de apresentação de documentos.
A nova plataforma também permite que o cliente informe a leitura de contas, inclusive de estabelecimentos comerciais que ainda permanecem fechados neste período de quarentena.
Com a iniciativa, o cliente poderá informar a leitura própria do hidrômetro, evitando assim que o consumo seja calculado pela média.
Para fazer essa autoleitura, basta acessar o site www.sabesp.com.br ou a Agência Virtual e clicar no ícone Sabesp Fácil em destaque no campo “Sua Conta”, digitar o RGI/PDE (código de cliente) e acessar a opção de “Correção de leitura por Média”.
É obrigatório informar CPF, nome do solicitante, telefone de contato e e-mail, anexando fotos da conta emitida por média, da leitura e do documento do responsável, e confirmar mais dados referentes ao consumo.
Feito isso, o cliente receberá retorno da correção da conta por e-mail e/ou telefone em até dois dias úteis.
Além do serviço de autoleitura, a Sabesp também disponibiliza no mesmo hotsite funcionalidades que permitem anexar documentos para envio, evitando que o cliente tenha que se deslocar até uma agência da Sabesp.
É possível, por exemplo, solicitar a supressão da ligação de água ou a religação por imóvel vago, transferir a titularidade de débitos e pedir a inclusão na tarifa social, além de outras opções.
Trata-se de mudanças de flexibilização no atendimento à população pela Sabesp implementadas por causa da pandemia de COVID-19, mas que continuarão valendo após a quarentena.
Trabalho dos leituristas
A Sabesp ressalta que o trabalho dos técnicos que fazem a leitura dos hidrômetros permanece sem alteração nos casos em que o relógio está instalado com acesso pela rua.
Já nas situações em que o registro está no interior do imóvel, o leiturista acessa se o cliente autorizar. Caso contrário, a conta será emitida pela média de consumo dos últimos seis meses.
A Companhia ressalta que, apesar da leitura pela média, o cliente jamais será prejudicado, já que na próxima leitura real todo o consumo será recalculado e eventual cobrança a mais será creditada a seu favor.
O hotsite surge para facilitar a autoleitura neste momento.
Qualquer cliente, contudo, que não quiser esperar a próxima leitura também pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Companhia e informar a leitura atual de consumo no medidor.
O atendente ajustará o valor e emitirá uma nova conta. Os telefones da Central de Atendimento Sabesp são 195 e 0800-011-9911 (Região Metropolitana de São Paulo), além do 0800-055-0195 (litoral e interior).