Sabe como funciona uma geladeira? Veja como cuidar e aumentar sua vida útil

Eletrodoméstico tem uma proposta de funcionamento bem simples: conservar diferentes produtos e alimentos

Postado em: em Cotidiano

Você já parou para pensar em como funciona uma geladeira? 

Esse eletrodoméstico tem uma proposta de funcionamento bem simples: conservar, através da refrigeração, diferentes produtos e alimentos. 

Por trás desse princípio básico, no entanto, existe um mecanismo um pouco mais complexo. 

Para que você aprenda mais sobre esse eletrodoméstico tão importante, veja informações gerais e dicas de cuidados para prolongar a vida útil da geladeira. Vale a pena conferir!

Afinal, como funciona uma geladeira?​

O grande diferencial da geladeira - que garante seu potencial de refrigeração - é a presença de um fluido refrigerante, responsável por diminuir a temperatura do meio. 

Com a ajuda de um compressor, esse fluido é impulsionado a transitar por tubos e, quando comprimido, se vaporiza e se expande (ganha a forma de um gás em baixa temperatura). 

A estimativa é que a temperatura média de uma geladeira doméstica fique entre 5 e 10°C e a parte do freezer pode atingir até cerca de - 17°C. Interessante, né?

A geladeira frost free, para quem não conhece, é um modelo de refrigerador mais moderno que possui um mecanismo automático de degelo - ou seja, impede a formação e o acúmulo de gelo nas paredes do eletrodoméstico. 

Essa tecnologia facilita bastante a limpeza e também garante uma melhor performance do refrigerador.

Dicas de como aumentar a vida útil do refrigerador​

Faça uma limpeza de geladeira a cada 15 dias​

Uma das principais dicas para garantir que a geladeira tenha uma longa vida útil é criar uma rotina de limpeza. Geralmente, esse tipo de eletrodoméstico dura entre 10 e 15 anos - mas, quando bem conservado, o refrigerador pode durar ainda mais.

Para limpar a geladeira - as prateleiras, gavetas e diferentes compartimentos -, a nossa dica é usar uma esponja com detergente neutro e até mesmo um pouco de vinagre branco para desinfetar e tirar o cheiro forte do meio. 

Fazendo uma lavagem mais caprichada a cada 15 dias (com o eletrodoméstico fora da tomada), fica mais fácil prolongar a vida útil da geladeira.

Degele o refrigerador com certa frequência​

Caso você não tenha uma geladeira frost free, também será necessário criar uma rotina de degelo do eletrodoméstico. 

Para isso, você deve começar desligando o refrigerador da tomada e retirando todas as comidas (legumes, frutas, leites, ovos, iogurtes etc.) e conservando-as em um local externo. 

Espere o gelo derreter e, para agilizar o processo, uma boa dica é jogar um pouco de água e usar uma espátula para ir removendo a camada congelada com mais facilidade.

Evite colocar comida muito quente na geladeira​

Você já deve ter ouvido falar que colocar comida quente na geladeira faz mal para o funcionamento do eletrodoméstico - e essa afirmação realmente tem um quê de verdade! 

Isso porque, quando você coloca um alimento muito quente no refrigerador, a quantidade de ar frio presente no meio é reduzida, demandando mais energia da geladeira. 

Por isso, para conservá-la melhor, a nossa sugestão é tentar colocar apenas comidas mornas ou frias. Essa dica faz muita diferença!

Mantenha o eletrodoméstico a certa distância da parede​

Para evitar o superaquecimento do compressor da geladeira, é muito importante que ela fique a uma distância de pelo menos 15 cm da parede. 

Assim, a parte de trás do eletrodoméstico fica exposta à ventilação, evitando possíveis problemas de aquecimento. 

Além disso, outra dica importante é tirar a poeira do condensador (serpentina externa que fica atrás do refrigerador) e também limpar toda essa área com um pano seco (ou aspirador de pó) pelo menos uma vez por mês. 

Com esses cuidados, fica mais fácil garantir o bom funcionamento da geladeira!

*Informações Casa Prática Qualitá


Artigos Relacionados