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Com as obras, motoristas deverão redobrar a atenção, obedecer à sinalização instalada nas rodovias e reduzir a velocidade nestes trechos

A Rodovia Cândido Portinari vai receber obras de conservação e recuperação do asfalto, em um trecho de 88 km, entre o km 318 e o 406, de Ribeirão Preto a Franca.
Outra rodovia da região de Franca a receber as obras de conservação e recuperação do asfalto é a Ronan Rocha, em um trecho de 29 km, entre Itirapuã e Franca.
Vida útil
Prolongar a vida útil do pavimento, melhorar a trafegabilidade e a segurança viária. Com esses objetivos, a Arteris ViaPaulista vai iniciar o Ciclo de Conservação Especial no eixo viário sob gestão da empresa. O projeto começa na Rodovia Anhanguera, entre o km 270 e 273, na altura do município de São Simão.
Trata-se de um investimento de R$ 160 milhões, que resultará na renovação completa e na recomposição asfáltica da via.
Ao todo, dentro do Ciclo de Conservação Especial, a concessionária fará a recuperação asfáltica de oito rodovias sob gestão da empresa, além de SPA’s, totalizando 600 quilômetros. O cronograma inclui a SP-255, SP-249, SP-281, SP-304, SP-318, SP-330, SP-334 e SP-345.
Nesta primeira etapa na Rodovia Anhanguera, os serviços ficarão concentrados e serão alternados entre o km 240 e 300, passando pelos municípios de Santa Rita do Passa Quatro até Cravinhos.
Atenção redobrada
Contudo, as frentes de trabalho também chegarão até o km 318, já no perímetro urbano de Ribeirão Preto, à medida que o cronograma avançar. No total, essa recuperação incluirá 78 quilômetros da Anhanguera, do início ao final do trecho sob administração da empresa.
No período das intervenções, motoristas deverão redobrar a atenção, obedecer à sinalização indicativa instalada nas rodovias e reduzir a velocidade nestes trechos, mantendo sempre uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões traseiras.
Programar a viagem com antecedência também é uma maneira eficaz para evitar transtornos, já que o tráfego poderá ficar mais lento em alguns pontos. O cronograma dos trabalhos será informado semanalmente pela Área de Comunicação da concessionária.
Abordagem preventiva
A obra de recuperação de pavimento envolve etapas de fresagens funcionais e estruturais, reconstruções e reparos profundos, dreno de pavimento, recapeamento, além de sinalização horizontal provisória e definitiva.
Os serviços devem mobilizar a contratação de 150 pessoas, entre diretos e terceiros.
Estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) reforçam a importância de investimentos contínuos na preservação do pavimento.
Essa abordagem preventiva não só beneficia os usuários diretos das rodovias, mas também tem um impacto positivo nos custos operacionais de transporte de cargas e no consumo de combustível.
Rodovias e principais trechos que receberão o investimento de conserva especial
SP-255 (Rodovia do Calçado), do km 2 ao 357, de Ribeirão Preto a Itaporanga;
SP-334 (Rodovia Cândido Portinari), do km 318 ao 406, de Ribeirão Preto a Franca;
SP-345 (Rodovia Engenheiro Ronan Rocha), do km 10 ao 39, de Itirapuã a Franca;
SP-318 (Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior), do km 235 ao 280, de São Carlos a Rincão;
SP-281 (Rodovia Aparício Biglia Filho), do km 43 ao 70, de Riversul a Barão de Antonina;
SP-304 (Rodovia Antônio Prado Galvão de Barros), do km 293 ao 295, em Jahu;
SP-330 (Rodovia Anhanguera) do km 240 ao 318, de Santa Rita do Passa Quatro a Ribeirão Preto;
SP-249 (Rodovia Engenheiro Agrônomo Constante Pavan Júnior), do km 144 ao 158, entre Taquarituba e Coronel Macedo.