compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Quase seis meses depois da licitação aberta, o DER de Minas Gerais diz que ainda não tem prazo exato para iniciar as obras
Estrada MG 428 (Foto: Arquivo Portal Imbiara)
A Rodovia que liga Araxá/MG a cidade de Rifaina/SP segue sem manutenção adequada da pista e sem a expectativa de início das obras de recapeamento para a recuperação da pista.
Prometido pelo governador Romeu Zema, o processo não teve ainda nem teve o processo de licitação concluído.
O processo de licitação iniciou em abril deste ano prevendo a abertura dos envelopes para o dia 6 de junho, após foi realizada a fase de habilitação, seis empresas licitantes foram habilitadas no dia 14 de junho e uma empresa foi inabilitada.
Pelos registros no Portal da Transparência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no dia 28 de julho houve uma reunião da Comissão de Licitação, quando a empresa inabilitada apresentou nova proposta, corrigiu a documentação e foi incluída no julgamento das propostas.
A licitação segue ainda sem conclusão
A empresa já classificada em 1º lugar das sete que apresentaram propostas é a Promede Engenharia Ltda, que apresentou um valor de R$ 37.085.786,77, para realizar a obra.
Em agosto desde ano o DER informou que o processo licitatório n.º 026/2023 para a recuperação funcional do pavimento da MG-428, estava em fase de análise e julgamento das propostas de preço.
Três meses depois o DER diz que estão sendo cumpridos os prazos de julgamento dos recursos apresentados.
A previsão do órgão é de que ainda em novembro sejam concluídas as diligências necessárias ao julgamento dos recursos e a licitação seja finalizada, para posterior continuidade ao processo de contratação da empresa vencedora.
Ou seja, o DER não tem um prazo exato para início das obras de recuperação e o período de chuvas do final do ano pode atrapalhar a execução do serviço.
Problema de licitação
No dia 18 de outubro o deputado estadual Bosco, disse ao Portal Imbiara que houve um problema na licitação da MG-428.
“Uma empresa entrou na justiça e com isso atrasou toda a conclusão da licitação o processo está em tramitação ainda e com certeza teremos nos próximos dias a licitação homologada”, disse Bosco, que esperava que fosse naquela semana a conclusão da licitação. O que também não aconteceu.
Em fevereiro deste ano o vice-governador Mateus Simões afirmou em entrevista que a recuperação era uma obra somente para 2024, já no mês de abril, durante coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema rebateu e disse que estaria à frente da situação.
“Eu estou me empenhando pessoalmente para que ela seja iniciada ainda no período seco. Caso ocorra algo muito grave ela vai ter pelo menos a operação tapa buraco porque ela está ficando intransitável. Eu tenho plena ciência disso”, disse o governador há seis meses atrás.