Robô do INSS indefere 3 de cada 4 pedidos de aposentadoria; como evitar a situação

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 17 de outubro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tem mais chance de ter o benefício concedido quem teve o cuidado de juntar documentos da forma mais completa possível

De cada 200 mil aposentadorias requeridas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mensalmente, 50 mil são concedidas de forma automática. Ou seja, de cada quatro pedidos, três são negados pelos “robôs”, inteligência artificial responsável pelas análises automáticas do instituto desde maio.

Se de um lado a fila de concessões caiu, por outro a quantidade de indeferimentos também cresceu, levando a uma alta de pedido de recursos após terem a solicitação de benefício negada.

Segundo o jornal Extra, especialistas em Direito Previdenciário dão dicas para que o segurado tenha mais chances de passar pelo crivo do robô.

Juntar documentos

Tem mais chance de ter o benefício concedido quem teve o cuidado de juntar documentos da forma mais completa possível, como carteiras de trabalho, carnês de contribuição, contracheques, contratos de trabalho, preencher os requisitos para aposentadoria, e estar com os dados da Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS) atualizado.

O extrato de contribuições é o principal documento do trabalhador, nele estão todas as anotações de entrada e saída de empregos, tempo especial e recolhimentos. Com base nestes dados o robô defere ou indefere o pedido imediatamente, explica o advogado Rômulo Saraiva.

O que diz o INSS

De acordo com o INSS, o benefício é indeferido quando a pessoa não atende os requisitos mínimos, como idade, tempo de contribuição insuficiente, não tem qualidade de segurado, por exemplo.

O órgão pontua que o requerimento pode ser concluído automaticamente (concedido ou indeferido), ter exigência automática ou ainda não ter nenhuma decisão ou exigência automática, neste caso há análise manual.


+ Aposentados