Reumatologista explica como exercícios beneficiam a saúde óssea

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de março de 2025 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os exercícios são muito benéficos para a saúde óssea; entenda por que você deve praticar atividades físicas sempre

Exercícios físicos praticados por idosos melhoram as funções do coração

Com o passar dos anos e o envelhecimento, os ossos vão ficando enfraquecidos – foto Arquivo

 

Todos já sabem que os exercícios físicos são essenciais para cuidar da saúde no geral. Várias doenças têm o seu risco reduzido quando a pessoa pratica atividades físicas, além de que isso previne a obesidade.

Contudo, você sabia que também tem uma ligação entre os exercícios e a saúde óssea?

Com o passar dos anos e o envelhecimento, é comum que os ossos fiquem mais enfraquecidos, o que causa, por exemplo, a osteoporose.

Isso é um grande problema, especialmente porque isso aumenta as chances de os ossos quebrarem em quedas, diminuindo a mobilidade.

Existem diversas medidas que você pode tomar para fortalecer seus ossos e diminuir as chances e a intensidade desses problemas. E uma delas é justamente praticar exercícios físicos.

“Ter uma boa alimentação, consumir frutas, verduras, alimentos saudáveis, ingerir alimentos ricos em cálcio, o uso de vitamina D e realizar exercícios são coisas fundamentais para prevenir a osteoporose”, explica a médica reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.

A seguir, entenda melhor essa relação entre exercícios e a saúde óssea:

Exercícios e saúde óssea

Assim como a execução de exercícios fortalece os músculos, também deixa os ossos mais fortes. Isso porque os ossos são um tecido vivo e, ao exercitá-los, ficam firmes e densos.

“Ao caminhar, por exemplo, os ossos das pernas e coluna são fortalecidos. O desenvolvimento do osso vai depender do tipo de exercícios que está sendo executado”.

“Ações com mais impacto tem mais benefícios de fortalecimento ósseo, porém pessoas diagnosticadas com osteoporose devem realizar atividades de baixo impacto, como ioga”, diz Schainberg.

O ideal é que haja no mínimo 30 minutos de atividade física, entre quatro ou mais dias por semana. Eles podem ser feitos de uma única vez ou divididos três vezes ao dia, dez minutos cada.

“Antes de começar os treinos e exercícios, busque a ajuda e indicação de um médico ou profissional da área, para que não haja problemas futuros de má realização dos exercícios”, concluí Cláudia.

*Fonte: Alto Astral


+ Boa Forma