Renda e emprego: feira norte-americana de calçados deve gerar R$ 21 milhões

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 16 de agosto de 2024 às 08:00
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Indústria calçadista segue como uma das principais fontes de receita de Franca

A feira Atlanta Shoe Market, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, em Atlanta, deve gerar mais de R$ 21 milhões (US$ 3,88 milhões) para 27 marcas calçadistas brasileiras que participaram com o apoio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os resultados estão em relatório do programa e somam negócios efetivados in loco e alinhavados para os próximos meses.

Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, destaca que foram cerca de 200 contatos com compradores dos Estados Unidos e países da América Latina, quase 100 deles inéditos para as marcas brasileiras. In loco, foram comercializados mais de 34 mil pares de calçados, número que salta para 264 mil pares se somados os negócios que ficaram alinhavados na feira. “Tivemos o recorde de participação de marcas brasileiras apoiadas pelo Programa, além de resultados 20% superiores aos registrados na feira do ano passado”, conta Carla.

Participando pela primeira vez da Atlanta Shoe Market, a Ramarim estava satisfeita com os resultados alcançados. “A experiência superou as nossas expectativas. É uma feira diferente das que estamos acostumados, com foco maior no lojista. Tivemos novos e importantes contatos”, avalia a gerente de Exportação da empresa, Tatiana Müller.

Paula Gerhand, coordenadora comercial da Cocco Miami, destaca que, apesar de uma visitação menos expressiva do que em outras edições, os compradores estavam focados em negócios. “Fechamos negócios importantes, entre eles com novos clientes de Michigan e Nova Orleans, além de receber tradicionais parceiros do mercado dos Estados Unidos”, conta Paula.

Participaram da Atlanta Shoe Market, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Arezzo, Schutz, Beira Rio, Moleca, Vizzano, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Bottero, Itapuã, New Face, Pegada, Ramarim, Comfortflex, Vicenza, Cartago, Ipanema, Melissa, Mini Melissa, Levecomfort, Leveterapia, West Coast, Piccadilly, Usaflex e Cocco Miami.

Próximas paradas
A Atlanta Shoe Market fez parte de um circuito de feiras calçadistas nos Estados Unidos. A próxima parada será na Magic Las Vegas, entre os dias 19 e 21 de agosto. As marcas Carrano, Lavish by Tricia Milaneze e Camu Camu participam da feira apoiadas pelo Brazilian Footwear. Encerrando o circuito de mostras, Beira Rio, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport e Carrano participam da Magic NY, entre os dias 22 e 24 de setembro, também apoiadas pelo Programa.

Mercado
O mercado estadunidense consome, anualmente, mais de 2,6 bilhões de pares, quase todos importados. Atualmente, os Estados Unidos são o principal mercado internacional para o calçado brasileiro. Entre janeiro e julho, foram embarcados para lá 5,97 milhões de pares de calçados verde-amarelos, que geraram US$ 125,96 milhões.


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