Perigo de novos temporais deixa vasta região em alerta. Veja onde pode ser

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 6 de julho de 2020 às 15:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frente fria provoca chuva intensa e pode causar novas tragédias em dois Estados da região Sul. Veja mais

TEMPORAIS

​Desde domingo (5), uma frente fria vem provocando chuva intensa em Santa Catarina, ameaçando com novos temporais a população, ainda às voltas com as consequências do forte ciclone extratropical (ou ciclone-bomba) que atingiu o estado na última terça-feira (30). 

O ciclone causou danos em residências, estabelecimentos comerciais e infraestrutura. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido ao risco de tempestades ao longo desta segunda-feira (6). 

Segundo os meteorologistas, ventos intensos podem atingir algumas regiões catarinenses, variando entre 60 e 100 quilômetros por hora, aumentando a chance de queda de árvores, novos cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos.

No estado, o alerta vale principalmente para o oeste catarinense, No entanto, segundo os meteorologistas do Inmet, a população do Rio Grande do Sul também deve estar atenta, pois o estado deverá ser atingido por forte chuva e ventos. 

De acordo com a Climatempo, um ciclone menos intenso que o da semana passada deve voltar a se formar até quarta-feira (8), quando avançará em direção ao mar.

Mas antes de ir para o mar, vai provocar chuva volumosa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, principalmente entre a tarde de terça-feira e a madrugada de quarta. 

Em boletim, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para os riscos de chuva forte e de descargas elétricas, com possibilidade de ocorrência de ventos fortes sobretudo no oeste catarinense, até pelo menos a manhã da próxima quarta-feira (8). 

De acordo com o órgão, são esperados volumes “significativos” de chuva, o que aumenta os riscos de deslizamento, alagamentos e enxurradas.


+ Tempo