Reeducandos pintam painéis e mural de 20 metros na 44ª Semana de Portinari

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de agosto de 2019 às 18:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis participaram de evento no sábado, 10

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, a 330 km da capital paulista, participaram, no último sábado (10), da 44ª Semana de Portinari. O evento foi realizado pelo Museu Casa de Portinari, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, e contou com a parceria da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

De acordo com Sebastião Romão, diretor de capacitação e treinamento da Funap, 20 reeducandos colaboraram com dos trabalhos de pintura, produzindo seis painéis e um mural de aproximadamente 20 metros. Eles foram orientados pelo artista plástico Aílton Rufatto, com base nas diretrizes do projeto “Arte que Liberta”.

Romão explica que a escolha dos reeducandos que virão a participar de projetos semelhantes ocorre, geralmente, no momento da chegada do detento à unidade prisional. “É feita uma entrevista para saber se ele tem alguma habilidade, o que gosta de fazer. Se gosta de pintar, possibilitamos que desenvolva essa aptidão.”

Ele explica ainda que todo o material de pintura é fornecido pela Funap, por meio do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, um dos inúmeros projetos executados pela instituição, sob a coordenação do diretor-executivo Henrique Neto.

“É através da educação, da arte, que o reeducando muda e se torna apto a retornar à sociedade”, observa Romão, acrescentando que os projetos da Fundação “libertam e transformam vidas”. Segundo ele, o desenvolvimento de tais trabalhos pelos presos também permite que eles consigam remição de suas penas.


+ Cidades