Rede wi-fi gratuita é ampliada em trechos das rodovias da região de Franca

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  • Publicado em 25 de setembro de 2019 às 19:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
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Foram 299 km entre Bebedouro e Igarapava, na divisa com Minas Gerais; rede já abrange mais de mil km

A malha
rodoviária concedida do Estado de São Paulo acaba de ganhar mais 299
quilômetros com cobertura wi-fi para atendimento aos motoristas, totalizando
934 quilômetros de vias servidas pela tecnologia. A ampliação aconteceu nesta quarta-feira, 25 de setembro, com o início de operação da rede sem fio em
mais um trecho de rodovias operado pela concessionária Entrevias, na região de
Ribeirão Preto, entre Bebedouro e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. Em
menos de 45 dias, a cobertura wi-fi de rodovias no Estado passou de 79
quilômetros para 934 quilômetros, aumento de 1.082% de cobertura da rede que
irá agilizar o atendimento e melhorar ainda mais o suporte oferecido aos
usuários.

Nesta nova
etapa, o serviço estará disponível aos motoristas que trafegam pela SP-330
(Rodovia Anhanguera) SP-322 (Anel Viário Sul e Attílio Balbo, Armando de Salles
Oliveira e Prefeito Antônio Duarte Nogueira), SP-328 (Rodovia Alexandre Balbo,
Anel Viário Norte), SP- 351 (Rodovia Laureanous Brogna), além das rodovias de
acesso das vicinais SPAs 325 (Avenida Bandeirantes), SPA 321, SPA 336, SPA 343,
SPA 375, 470, 468, 410, 355, 327 e 135. Nesses trechos será possível fazer a
conexão à rede e ter acesso aos diferentes serviços da Concessionária (pane
mecânica, guincho, socorro médico, avisar sobre acidente e animal na pista),
por meio de chamada de voz, de vídeo ou conversar via chat diretamente com os
atendentes do Centro de Controle Operacional (CCO). 

Com
investimento de R$ 20 milhões viabilizado pelo Programa de Concessões
Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, a nova ferramenta é desenvolvida
para que o usuário estabeleça contato com a empresa de maneira mais segura,
ágil e moderna diretamente com o Centro de Controle Operacional (CCO), que
recebe as solicitações que chegam pelos diferentes canais e direciona os
recursos operacionais necessários. A Entrevias é a primeira concessionária do
país a oferecer wi-fi em um trecho rodoviário longo, de 570 quilômetros.

Os
aplicativos das concessionárias são compatíveis com os sistemas Android e iOS e
estão disponíveis, gratuitamente, na Google Play e na App Store. É importante
lembrar que, para utilizar o wi-fi ou o app, o motorista deverá estacionar em
local seguro e jamais dedicar sua atenção ao celular enquanto dirige.

Histórico. A primeira rodovia do
Programa de Concessões paulista a ser equipada com a inovação tecnológica foi a
Tamoios (SP-099), que liga o Litoral Norte à região do Vale do Paraíba, onde o
início da operação ocorreu em 5 de fevereiro de 2018. São cerca de 70
quilômetros da malha sob operação da Concessionária Tamoios dotadas de wi-fi. No
mesmo mês, no dia 28, foi concluída a obra de prolongamento da Rodovia Carvalho
Pinto, em Taubaté, também no Vale do Paraíba, que já foi entregue ao tráfego
com a tecnologia. São quase nove quilômetros cobertos por wi-fi.

Dando início
ao novo ciclo de implantação da rede de wi-fi, em 14 de agosto de 2019, a
Entrevias implantou a tecnologia em 271 quilômetros de sua malha na região de
Marília, com investimento de R$ 18,3 milhões. A adoção desse novo modelo de
comunicação com o usuário é uma das obrigações contratuais da concessão.

Na malha da
ViaPaulista, os estudos para implantação da rede wi-fi tiveram início em 2017,
quando a concessionária assumiu a operação do Lote Rodovias dos Calçados, com
um total de 720 quilômetros de rodovias entre os municípios de Itaporanga e
Franca. O serviço já foi implantado em 285 quilômetros das rodovias SP-255,
SP-249, SP-281 e SP-304, com um investimento de R$ 25 milhões.

Outras
regiões.

No ano que vem a ViaPaulista irá finalizar a instalação do serviço na malha sob
sua responsabilidade na região de Franca, Ribeirão Preto e outros trechos da
região Central, somando mais 435 quilômetros, em novos segmentos da SP-255 e
também das rodovias SP-257, SP-318, SP-328. SP-330, SP-334 e SP-345.

Além disso, a
implantação do wi-fi também está prevista no edital de concessão do Lote
Piracicaba-Panorama, que foi publicado no último mês de julho. São 1.273
quilômetros de vias, atravessando 62 municípios, cortados pelas rodovias
SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294,
SP-284 e SP-425. O leilão desse novo lote está previsto para novembro, com
previsão de assinatura do contrato no início de 2020.

Inovações
tecnológicas.
A
obrigação da implantação de wi-fi nas rodovias dos novos contratos de concessão
faz parte de uma das premissas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado
de São Paulo, que está sendo intensificada a cada ano: a adoção de novas
tecnologias. O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores, além rodovias
mais seguras e que garantam ao usuário uma viagem mais confortável. Com isso,
São Paulo permanecerá como referência no segmento de concessões rodoviárias.
Segundo a Pesquisa CNT 2018, que avalia a malha rodoviária nacional, das 20
melhores rodovias do Brasil, 18 estão em São Paulo e integram o Programa, que é
fiscalizado e gerenciado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São
Paulo).

Para o monitoramento da malha, os editais
preveem a instalação de câmeras em todo o trecho concedido. Uma das principais
ferramentas da ARTESP no acompanhamento da malha concedida é o Centro de
Controle de Informações (CCI), que recebe as imagens dessas câmeras, além de
informações de outros equipamentos instalados ao longo das rodovias. O objetivo
é tornar a fiscalização das rodovias mais rápida e eficiente, além de fornecer
informações atualizadas e em tempo real sobre as condições da malha.

Avanços também têm sido alcançados no pedágio
automático, um dos aspectos que permitiu a adoção, nos novos contratos de
concessão, de desconto de 5% para os usuários que utilizam essa forma de
pagamento. Também possibilitará outra inovação na concessão do Lote Piracicaba
– Panorama: o Desconto para Usuário Frequente (DUF). Nessa modalidade, quanto
mais o usuário passar por determinada praça de pedágio maior será o seu
desconto na tarifa dentro de um mesmo mês, tudo viabilizado através da
tecnologia do pedágio automático. Antes disso, as mudanças de tecnologia nesse
segmento permitiram a abertura do mercado de operadoras desse serviço, passando
de apenas uma prestadora de serviço em 2011 para cinco atualmente, com mais de
20 planos para os usuários. Também possibilitaram a criação do Sistema Ponto a
Ponto, de pagamento por trecho percorrido. E, nas concessões assinadas a partir
de 2017, começou a ser utilizada a modalidade semiautomática. 


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