Receita Federal cria canal digital para orientar sobre a regularização do CPF

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de abril de 2020 às 18:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um canal para a população receber orientação para regularizar o CPF e informe de serviços prestados

A Receita Federal em Franca disponibilizou a linha celular corporativa número (16) 99770-2797 para receber mensagens no WhatsApp e efetuar respostas automáticas com orientações ao contribuinte.

De início, esclarece que o canal é exclusivo para passar instruções por mensagem automatizada sobre como regularizar o CPF no site da Receita Federal do Brasil-RFB. Não é um canal de atendimento de onde virá resposta.

Importante esclarecer que de 10/04 a 13/04, a Caixa Econômica Federal-CEF atualizou sua base de dados. 

Assim sendo, conclusa a atualização, muitas restrições do CPF foram retiradas da base de dados e deve-se solicitar o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 novamente perante a CEF.

Ainda que os pagamentos do auxílio emergencial não estejam dentro da área de atuação da Receita Federal, mas, sim sob gestão da CEF, o cadastramento para receber o auxílio não é efetuado de forma presencial no banco governamental. 

O cadastramento é efetuado exclusivamente por meio virtual, através do APP da Caixa, não sendo necessário deslocamento presencial até o banco.

Como efetuar consultas ao CPF e providenciar regularização virtual no âmbito da Receita Federal:

Para ver a situação cadastral do seu CPF acesse: https://is.gd/KcmMgb

Se a situação do seu CPF é “Regular”, e ainda assim o site da CEF indicar divergência, para atualizar acesse: https://is.gd/AZW9iu

Se a situação do seu CPF é “Suspensa”, para atualizar acesse: https://is.gd/J6XeOY

Acesse o documento do link https://is.gd/2JR1eX com instruções para regularizar seu CPF no site da RFB sem sair de casa.

Se ainda permanecer inconsistências com seu CPF, veja no documento do link acima, instruções de como encaminhar sua solicitação por e-mail.

Siga também o passo a passo do vídeo abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/8471082

A Receita Federal atendeu mais de 90 mil pedidos de regularização de CPFs durante o feriado da Semana Santa. 

Durante o último final de semana mais de 1.200 servidores da Receita Federal em todo o Brasil trabalharam para reduzir o estoque de pedidos de regularização de CPFs por cidadãos beneficiários do auxílio emergencial.

Outra ação já efetivada foi a finalização do processo de regularização de CPFs irregulares por pendências com a Justiça Eleitoral.

No total mais de 11 milhões de cidadãos não terão impedimento de cadastramento para efeito do recebimento do auxílio emergencial por este tipo de pendência.

A Receita Federal relembra que o pedido de regularização do CPF por alguma questão cadastral pode ser realizado pela internet ou por email, sem necessidade de se dirigir a uma unidade presencial de atendimento.  


+ Economia