R$ 100 mil por postagem: como os pets estão ficando milionários no Instagram

  • Nene Sanches
  • Publicado em 28 de outubro de 2024 às 20:00
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O número de perfis feitos por tutores também vem aumentando, bem como os níveis de engajamento e os formatos de conteúdo.

Numa campanha da Havaianas para as Olimpíadas de Paris, Bambino – um vira-lata caramelo – pega um chinelo verde e amarelo de um carrinho de feira. Na sequência, o cãozinho o entrega (inteiro) para a ginasta Rebeca Andrade.

Para cumprir esse papel, o caramelo teve que treinar com seus tutores com um chinelo usado. Depois de aprender a lição, recebeu como prêmio a oportunidade única de destruir um chinelo “de forma legalizada”.

Tudo foi documentado num vídeo publicado no perfil de Bambino no Instagram, que teve mais de 190 mil likes. Bambino e seu companheiro Rogerinho, outro vira-lata, têm 645 mil seguidores no Instagram e um perfil seguido por quase 2 milhões de fãs no TikTok, onde um dos posts já soma 22 milhões de visualizações, 24 mil comentários e 62 mil compartilhamentos.

Bambino e Rogerinho são líderes de engajamento num segmento que está bombando no mercado de influência: os petfluencers.

Engajamento

A Airfluencer, que monitora a economia criativa, montou uma pesquisa sobre os índices de engajamento dos dos influenciadores de quatro patas no Instagram.

Para criar o ranking, foi adotado o AirScore, uma métrica que mede a qualidade do engajamento. Cada tipo de interação tem um peso, gerando um score que vai de zero a mil. A dupla de vira-latas tem um AirScore de 970. A Airfluencer avalia ainda a média de interações e a taxa de engajamento.

O perfil de Bambino e Rogerinho está classificado numa faixa em que estão petfluencers que têm entre 500 mil e 1 milhão de seguidores, a macro. Existem mais dois grupos para avaliar o engajamento dos bichos de estimação: o intermediário (50 mil a 500 mil seguidores) e o micro (10 mil a 49 mil).

A AirLab, que faz parte da Airfluencer, mapeia perfis para conectá-los a campanhas publicitárias de diversos segmentos.  “A gente tem visto uma procura maior das marcas por esse perfil. E nessa busca há cada vez mais empresas de outros universos, além do pet,” diz Luisa Amalfi, a head da AirLab.

Procura dos anunciantes

O número de perfis feitos por tutores também vem aumentando, bem como os níveis de engajamento e os formatos de conteúdo. “Os pets têm suas pautas, têm personalidades que se conectam com as pessoas,” diz Luisa.

Os anunciantes buscam os perfis mais populares quando a intenção é expandir o conhecimento da marca – e é por isto que existe o ranking dos que mais têm seguidores no Instagram.

A liderança hoje cabe a um dachshund, ou salsicha, como dizemos no Brasil. Malcom Salsicha e sua turma têm 2,2 milhões de fãs. Por “turma”, entenda-se outro dachshund, Luther, dois gatos, Ozzy e Eddie, e o tutor, Gustavo Ramos.

De acordo com Fabiana Bruno, a CEO da SUBA, outra agência de marketing de influência, há perfis de animais de estimação “alcançando mais de R$ 100 mil por post, o que evidencia o impacto que esse nicho pode gerar.”

Criadores de conteúdo

A criadora de conteúdo Carla Pires é a tutora da dupla Bambino e Rogerinho, junto com seu noivo, Matheus Lastri. Os dois adotaram o vira-lata caramelo em Guarulhos.

O Bambino apareceu sozinho e doente, com só dois meses de idade, na faculdade onde nós estudávamos.” Poucos meses depois, Rogerinho, que foi abandonado em um bar perto da mesma universidade, também foi adotado.

Carla criou o perfil dos pets no TikTok no final de 2019 por acreditar que seus cachorros eram engraçados e carismáticos. Em 2021, já começaram a fazer publis, mas ela só percebeu o tamanho da popularidade dos bichinhos quando eles passaram a ser reconhecidos nas ruas, com gente pedindo para tirar fotos.

A dupla já trabalhou para Rayovac, Airbnb, Globoplay, Citroën, PagBank, Pedigree e MSD, entre outras marcas. Bambino atuou ainda em peças publicitárias para a Ipiranga, Google, Guaraná Antarctica e Pinterest.

Chamam a atenção

Gustavo, o tutor de Malcom Salsicha – ou Sr. Ramos (seu codinome) – começou a trabalhar com mídia social em 2019. Em seu perfil pessoal, notou que os vídeos que chamavam atenção eram com Malcom. Não teve dúvidas e abriu uma conta para o bicho, que interagia, na época, com o gato Jorge.

Sua inspiração para as narrativas que imitam perseguição entre detetives e gangsters veio do desenho Tom e Jerry. Ele usa as cenas do dia a dia dos bichos, fazendo uma locução criativa por cima. Os vídeos viralizaram, e Malcom foi eleito pet do ano por premiações como o IBest e o TikTok Awards.

Segundo o portal Brazil Journal, os bichos de Gustavo já participaram de mais de 100 ações para marcas. Em 2021, ele assinou contrato com uma agência exclusiva para influenciadores do reino dos animais, a Pet4Agency. A primeira publi de Malcom foi com o Outback. Depois vieram Itaú, Fanta Laranja e Santander.


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