Quer, mas não consegue dormir? Inclua estes oito alimentos na sua dieta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 15:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dormir por oito horas parece uma missão impossível? Sua alimentação ajuda a ter uma boa noite de sono.

Toda noite a história se repete: você está cansada e não vê a hora de ir para a cama, mas é só deitar que o sono vai embora. 

Vira-se para um lado e para o outro, acorda diversas vezes e, quando o despertador toca, sente que ainda precisava dormir (muito) mais. 

Você não é a única: segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. 

No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.​

As causas de noites mal dormidas são variadas, de fatores ambientais até genéticos. A boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro.

Existe uma série de alimentos que promovem o sono. Veja quais são. 

Banana: 

Esta fruta é rica em triptofano, que regula os níveis de serotonina no cérebro, acalmando e diminuindo a atividade cerebral intensa. Além disso, o potássio e o magnésio ajudam a relaxar a massa muscular. 

Chá de camomila: 

Ajuda a relaxar e a aliviar o stress e a ansiedade. Trata-se de um composto flavonoide com efeitos relaxantes. 

Mel: 

A glucose ajuda na segregação de outras substâncias que ajudam o cérebro e o corpo a relaxar. 

Couve: 

Este vegetal possui propriedades hidratantes, sedativas e soníferas. 

Leite: 

Beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor, pois os laticínios são ricos em triptofano, um aminoácido das proteínas precursor da serotonina que regula os ciclos do sono. 

Aveia

É um dos poucos cereais com melatonina. Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono

Alface

Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.

Chocolate amargo

Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.


+ Nutrição