Quer manter a imunidade em dia? Aposte nestas especiarias!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de junho de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimentação é essencial para manter a imunidade em pleno funcionamento. Especiarias podem ajudar no processo de defesa

Algumas especiarias são capazes de ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico – foto Freepik

 

O sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos que trabalham em conjunto para proteger o organismo diante dos invasores.

Para garantir o bom funcionamento das defesas, a alimentação é fundamental. A nutricionista e professora da Uniguaçu Marina Guedes sugere cinco especiarias para ajudar a deixar imunidade em dia.

Cinco especiarias para deixar imunidade em dia

Canela

“Amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa, indiana e persa, a canela estimula positivamente a resposta imunológica, diminui a inflamação, atua positivamente na defesa contra a resposta inflamatória, principalmente no intestino”, ensina Marina.

Gengibre

“É uma fonte rica em compostos bioativos, como grupos fenólicos, alcaloides e esteroides, que têm efeito medicinal”.

“Eles apresentam atividades antieméticas, antipiréticas, analgésicas, antiartríticas e anti-inflamatórias. Vários estudos demonstram que o gengibre e seus compostos bioativos também têm atividade antiviral”, pontua.

Pimenta

“Possui compostos bioativos, como alcaloide que é conhecida por possuir muitas propriedades farmacológicas interessantes, como anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, antimicrobiana, e entre outras”, comentou.

Cúrcuma

“É o ingrediente mais eficaz extraído dos rizomas da planta. Vários experimentos mostraram que a curcumina possui diversos efeitos farmacológicos, como regulação da imunidade, antioxidante, inibição da inflamação, antitumoral, anti angiogênico, anticoagulante e eliminação de radicais livres”, garantiu.

Alho

“O alho possui alto valor nutritivo, melhora o sabor dos alimentos e também ajuda na digestão. O alho possui uma ampla gama de efeitos farmacológicos, como anti-inflamatório, antioxidante, antifúngico, entre outros”.

“A alicina, produzida pela enzima alliinase do alho a partir da alliin é conhecida por suas amplas atividades antifúngicas e antivirais”, concluiu Marina Guedes.

*Informações SportLife


+ Nutrição