compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Algumas técnicas antes e durante o preparo dos alimentos podem te ajudar a cozinhar mais rápido e ter mais tempo para outras atividades
Fazer as refeições o dia a dia é corrido e cansativo, mas você pode agilizar o processo – foto Freepik
Mesmo para quem gosta de cozinhar, às vezes ter que fazer todas as refeições no dia a dia corrido é cansativo.
Em muitos casos, essa tarefa, que parece curta, pode acabar levando horas do seu dia que poderiam estar sendo usadas de outras formas, não é mesmo?
Porém, há como dar aquela acelerada nesse processo e ganhar algum tempo, sabia? Isso vai depender da receita, já que algumas são mais demoradas mesmo, mas em muitas delas é possível pelo menos diminuir um pouco o tempo de preparo.
Assim, se você quer passar menos tempo com a barriga no fogão e cozinhar bem mais rápido, veja as dicas a seguir:
Antes de tudo, separe o que vai precisar
Antes de começar, pegue todos os ingredientes e utensílios de cozinha que vai usar. No caso de alimentos que precisam ser picados, também já faça isso.
Essas medidas vão te poupar alguns minutos, sem contar que vão te ajudar a garantir que você tem mesmo tudo de que precisa e não vai se surpreender no meio do preparo.
Inclusive, quando for separar os ingredientes, pode aproveitar para ver se estão mesmo na validade.
Pique temperos de sobra
Se você usa muito os mesmos temperos, como alho, cebolinha, salsa, entre outros, ficar picando pequenas quantidades cada vez que for cozinhar pode ser desanimador e desnecessário.
Que tal picar um pouco a mais para usar nos dias seguintes? No caso de algumas ervas, elas podem ficar boas, quando congeladas, por meses.
Pré-aqueça o forno
Um tempo antes, ligue o forno para ele aquecer aos poucos. Com isso, você consegue cozinhar bem mais rápido.
Cozinhe pedaços menores
Se for cozinhar alguma carne e for possível, corte-a em pedaços menores, pois assim eles ficarão prontos mais rápido.
Deixe leguminosas de molho um dia antes
Deixando-as de molho um dia antes, as leguminosas cozinham mais rápido e ainda dão menos gases. Essa dica serve para alimentos como feijão, ervilha partida, grão de bico e fava.
Use óleo quente
Em um primeiro momento, esperar o óleo esquentar pode parecer mais demorado, mas não é bem assim. Afinal, com ele quente (entre 160 e 180º C), o alimento vai ficar pronto mais rápido, além de ficar menos gorduroso, pois vai entrar menos óleo.
Vá separando o lixo
Se você não tem uma lixeirinha na pia, sabe que é muito ruim ter que ficar indo até a lixeira para jogar o lixo fora toda hora, né?
Para evitar esse vai e vem, use algum recipiente para ir descartando essas coisas e, no fim, jogue tudo no lixo.
*Informações Alto Astral