compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Às vezes, alguns tutores têm dúvidas sobre se o seu cãozinho gosta mesmo de carinho ou se ele apenas deixa que as pessoas façam isso nele
Cães, em geral, adoram carinho, mas do jeito certo – foto Shutterstock
Às vezes, alguns tutores têm dúvidas sobre se o seu cãozinho gosta mesmo de carinho ou se ele apenas deixa que as pessoas façam isso nele. Afinal, em alguns momentos, o animal pode parecer não querer ser tocado.
Porém, eles curtem isso sim, viu? Basta saber como e quando mostrar o seu amor dessa forma.
Os cães no geral gostam tanto de carinho que dá até para usar esse afago como uma recompensa quando eles fazem algo corretamente, em vez dos petiscos.
Além disso, quando o animal está assustado com algo, o carinho também pode ser uma forma de confortá-lo.
Mas afinal, como fazer carinho em cães de uma forma que agrade eles ainda mais? Veja dicas a seguir:
Vá devagar no começo
Se você ainda não tem intimidade com o cachorro, o melhor é perguntar ao seu dono se ele é dócil e gosta de receber carinho.
Caso a resposta seja positiva, aproxime-se do animal de maneira tranquila, abaixe-se e espere que ele venha até você. Sobre os locais do cão para fazer carinho nesse momento, o ideal é escolher o pescoço e a região das orelhas.
E, mesmo que você já esteja mais familiarizado com o bichinho, nunca chegue nele de forma brusca demais, pois isso pode assustá-lo.
Saiba as áreas nas quais o cão gosta de receber carinho
As preferências nesse sentido não serão as mesmas em todos os cães, então é preciso analisar suas reações para saber como fazer carinho neles.
Entretanto, de maneira geral, eles adoram afagos no pescoço, abaixo das orelhas, no peito e no abdômen, sendo que esse último é especialmente quando o animal já tem confiança em você.
Já no rabo eles não costumam gostar que ninguém mexa. Outra área pouco adequada são as pernas, não porque eles desgostem, mas simplesmente porque não ligam muito.
Faça movimentos sutis
Não é só saber onde tocar o animal – também é preciso entender como fazer isso. Meça sua força na hora de afagar o bichinho, pois toques muito fortes podem assustar o cão ou até machucá-lo. Nesses casos, o cachorro pode tentar se defender com agressividade.
Para evitar isso, faça movimentos delicados e sutis sempre.
Identifique se o cachorro está gostando
Mesmo que o seu cachorro curta carinhos, isso não quer dizer que ele vá sempre querer um afago. Assim, é bom sempre tentar perceber se o animal está gostando do seu toque naquele momento, a partir da sua linguagem corporal.
Se ele parecer estar sorrindo e seu corpo estiver relaxado, provavelmente está adorando. Já se ficar tenso ou tentar fugir, é um sinal para parar ou mudar a forma de carinho.
*Informações MSN