compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Você até sabe como fazer arroz, mas ainda tem dúvidas de como deixá-lo mais soltinho e saboroso? Então essas dicas podem te ajudar!
Muita gente até sabe fazer arroz, mas existem alguns truques para deixá-lo mais soltinho
Você até sabe como fazer arroz, mas ainda tem dúvidas de como deixá-lo mais soltinho e saboroso? Então essas dicas podem te ajudar!
Uma delas já começa na hora da lavagem, que precisa ser feita corretamente para que o alimento não fique naquele pique “unidos venceremos”.
Quer saber mais? Confira os 5 truques para fazer um arroz soltinho!
1) Lavar bem os grãos é um truque de como fazer arroz soltinho
Muita gente tem dúvida se deve ou não lavar o arroz, pois a lavagem pode provocar perda de nutrientes.
De fato, você não precisa lavar o arroz, já que ele é um alimento não perecível e a própria água da fervura, ao cozinhar os grãos, elimina possíveis microrganismos que possam estar presentes no arroz.
Mas, se você quer saber um truque de como fazer um arroz soltinho, o segredo é justamente lavá-lo bem.
Isso porque o excesso de amido é o que faz os grãos ficarem bem grudados na hora do cozimento. Por isso, capriche na lavagem até a água ficar transparente.
2) Para fazer um arroz soltinho, mantenha a panela fechada durante o cozimento
Outro erro muito comum de quem não sabe como fazer arroz soltinho é ficar checando a panela o tempo todo. Além de não cozinhar direito, ficar abrindo a tampa toda hora pode interferir na qualidade e na textura do seu arroz.
Nesse caso, o truque é manter a panela fechada durante o cozimento e só abrir quando o arroz estiver cozido, mas com um pouquinho de água no fundo.
Depois que a água secar por completo, tire o arroz da panela e coloque em um recipiente de vidro, soltando os grãos com um garfo. Fica soltinho e uma delícia!
3) Como fazer arroz soltinho: fique de olho na quantidade correta de arroz e de água
O arroz está presente quase que diariamente nas refeições, mas nem todo mundo sabe a quantidade certa para preparar o cereal.
Assim, quando o arroz é usado em quantidade exagerada, pode acontecer desperdício de alimento. E mais: quando não se coloca água suficiente, você pode queimar o seu arroz!
Então, segue essa dica para não errar mais: para cada porção de arroz, use o dobro de água. Como assim? Se você fizer 1 xícara de arroz, vai precisar de 2 xícaras de água.
Se você usar 2 xícaras de arroz, vai usar 4 xícaras de água para cozinhar. E assim por diante.
4) Aposte em outros tipos de panela para fazer arroz soltinho
Se você não sabe ainda como fazer arroz branco soltinho na panela tradicional, seguindo as recomendações acima, que tal testar outros tipos de panela? Pode ser que você se adapte melhor com a panela elétrica ou com a panela de pressão.
Se você tem uma panela elétrica disponível, faça o teste. A vantagem é que ela já vem com um timer automático, indicando que a comida já parou de cozinhar, e você não precisa ficar checando seu arroz toda hora.
Mas atenção! Antes de cozinhar, não deixe o arroz muito tempo de molho, para que ele não grude. Outro truque é não deixar a água secar totalmente, pois o arroz pode “colar” no fundo da panela elétrica.
Também é possível cozinhar o arroz na panela de pressão. A dica aqui é fazer uma quantidade maior, respeitando as proporções, para economizar no gás e no seu tempo na cozinha.
Para deixar seu arroz soltinho, mantenha a tampa fechada e, quando pegar pressão, espere cinco minutos e retire do fogo rapidamente para não ficar grudento.
Não ultrapasse esse tempo para não correr riscos e não se esqueça de tirar toda a pressão antes de abrir o recipiente, ok?
5) Como fazer arroz integral soltinho?
Se você é do time que consome arroz integral, seja por necessidade ou por preferência, fazer um arroz soltinho não tem mistério também.
A principal diferença entre este tipo de arroz e o branco é que ele não passa por um processo de refinamento e por isso conserva todos os seus nutrientes, fibras, proteínas e vitaminas.
Por isso, na hora de cozinhar, você pode seguir a mesma proporção como base: uma medida de arroz para duas medidas de água.
Por ser integral, esse tipo de arroz demora mais para cozinhar. Portanto, se precisar acrescentar um pouco mais de água, vá adicionando aos poucos até chegar no ponto ideal.
*Informações Casa Prática Qualitá