Quem é MEI (ou pretende se tornar) vai ter balcão de atendimento gratuito na ACIF

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de março de 2025 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serviço de orientação da Acif será aberto a toda comunidade e passa a funcionar nesta sexta-feira, 21 e nas sextas-feiras seguintes

Com o Balcão do MEI, os usuários poderão entender sobre seus direitos (Foto: Lucas Monteiro/ACIF)

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) dará início, nesta sexta-feira (21), aos atendimentos do Balcão do MEI. Trata-se de um serviço gratuito dedicado a esclarecer dúvidas e orientar tanto Microempreendedores Individuais já estabelecidos quanto profissionais interessados em aderir à modalidade.

O Balcão do MEI funcionará na Rua Monsenhor Rosa, 1940, na própria sede da ACIF, das 9h às 12h, sempre às sextas-feiras. Não é necessário agendamento.

“Com a orientação correta, os MEIs podem se organizar melhor, acessar crédito, emitir notas fiscais e expandir suas atividades com mais segurança, sendo o resultado um cenário forte de empreendedorismo e desenvolvimento econômico para Franca e região”, afirma o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.

“Enquanto entidade de classe, nossa missão é conectar e desenvolver pessoas, negócios, ideias, projetos e parcerias e o Balcão do MEI vem ao encontro deste propósito”, completa.

Entender direitos

Com o Balcão do MEI, os usuários poderão entender sobre seus direitos, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, bem como sobre suas obrigações.

Quais atividades são permitidas no MEI?

Posso ter outra empresa e ser MEI ao mesmo tempo?

Como abrir um MEI?

Quais são os custos de manutenção?

Como funcionam as emissões de notas fiscais?

Como encerrar um MEI?

Auxiliar a população

“São questões importantes que poderão ser esclarecidas de forma simples, bem didática, através do Balcão”, afirma o contador e consultor financeiro Frank Ribeiro, que estará à frente dos atendimentos.

Segundo ele, “a formalização como MEI traz uma série de vantagens como ter um CNPJ, isenção de taxas para registro, emissão de notas fiscais, além de maior poder de negociação com fornecedores, podendo obter descontos para Pessoa Jurídica e acesso mais fácil a serviços financeiros como conta bancária jurídica, máquina de cartão, crédito, entre outros benefícios”.

Frank Ribeiro conclui dizendo que “no entanto, é preciso estar bem informado para não cometer erros típicos que podem causar problemas e o Balcão do MEI chega para auxiliar, gratuitamente, a população neste sentido”, completa.

Serviço

Balcão do MEI – ACIF

O que é: serviço da ACIF dedicado a esclarecer dúvidas e orientar MEIs estabelecidos e profissionais interessados em aderir à modalidade.

Funcionamento: todas as sextas-feiras, das 9h às 12h.

Local: ACIF – Rua Monsenhor Rosa, 1940.

Atendimento: gratuito e aberto à população. Ordem de chegada.


+ Economia