Queda de cabelo em mulheres: saiba quais são as causas e quando se preocupar

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de março de 2025 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba quando se preocupar com a queda de cabelo, problema que atinge 30% das mulheres, segundo Sociedade Brasileira de Dermatologia

Receita caseira pode ser a solução para quem sofre de queda de cabelo

Queda de cabelo atinge cerca de 30% das mulheres – foto Arquivo

 

Apesar de se falar muito mais na queda de cabelos em homens, esse não é um problema exclusivo deles, viu?

Muitas mulheres também sofrem com a queda de cabelo (30% delas antes dos 50 anos de idade, aproximadamente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Nesses casos, questões como condição genética e fatores emocionais são algumas das causas. Mas quando se preocupar com a queda de cabelo feminina?

A seguir, veja mais sobre as principais causas do problema e quando ele deve preocupar:

Principais causas da queda de cabelo

Disfunções hormonais: oscilações decorrentes da gravidez, pós-parto, menopausa ou devido a distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), e que podem desencadear a que do cabelo.

Essas mudanças afetam o ciclo de crescimento dos fios, resultando em perda capilar temporária ou prolongada;

Estresse e ansiedade: quando os níveis de estresse podem levar ao eflúvio telógeno – condição em que vários fios entram em queda simultaneamente. Normalmente, devido a situação de estresse profundo ou traumas físicos;

Deficiências nutricionais: a falta de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, zinco, vitamina D e biotina, podem comprometer seriamente a saúde capilar.

Dietas restritivas ou alimentação inadequadas também são fatores de risco;

Doenças autoimunes: condições como alopecia areata, em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares e podem causar queda em áreas localizadas ou difusas no couro cabeludo;

Uso de medicamentos: alguns medicamentos, incluindo os usados para tratar câncer, hipertensão, depressão e problemas hormonais, podem apresentar a queda de cabelo como efeito colateral;

Doenças dermatológicas: problemas como dermatite, seborreica, psoríase e infecções por fungos podem causar inflamação no couro cabeludo, prejudicando o crescimento dos fios.

Mas, afinal, quando devo me preocupar com a queda de cabelo?

Segundo a Dra. Natasha Veloso, médica tricologista e proprietária do Espaço Oasyum Refúgio Urbano, a queda de cabelo maior do que o comum pode ser percebida quando há mudanças nesse sentido.

“Começar a levantar e ver cabelo no travesseiro, ter cabelo no chão, na roupa, no carro e até no ralo do chuveiro, muitas vezes podem representar um alerta importante, explica.

Geralmente, o normal é perder de 100 a 150 fios por dia para quem lava os cabelos todos dos dias. Quando há menos frequência na lavagem, esse número aumenta.

“Se você demorar sete dias para lavar o cabelo, é natural perder em média 700 fios após a lavagem, mas isso também não é padrão, pode variar”, revela a especialista.

Perder muito mais do que isso é preocupante, então se perceber que está tendo mais queda do que o usual, busque um profissional.

*Fonte: Alto Astral


+ Cabelo