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Especialista explica por que não se deve usar água pura no sistema de refrigeração dos veículos atuais e qual a melhor alternativa
Durante décadas, os automóveis utilizavam água pura no radiador para resfriar o motor – foto Freepik
O especialista automotivo Boris Feldman esclarece uma dúvida comum entre motoristas: que tipo de água usar no radiador do carro? A resposta surpreendente é: nenhuma.
Feldman explica que, durante décadas, os automóveis utilizavam água pura no radiador para resfriar o motor.
O sistema funcionava com a água circulando pelo motor e retornando ao radiador para esfriar. Devido à expansão térmica, era necessário completar o nível de água periodicamente.
Atualmente, no entanto, embora o radiador e o sistema de refrigeração ainda estejam presentes nos veículos, não se usa mais água pura.
O especialista alertou que não se deve completar o sistema com água mineral, filtrada ou de qualquer outro tipo.
O que se utiliza hoje é um líquido composto por uma mistura de 50% de água e 50% de um aditivo chamado etileno-glicol.
Esse aditivo desempenha funções cruciais:
– Em regiões frias, evita o congelamento da água.
– Em países tropicais como o Brasil, eleva a temperatura de ebulição da água de 104°C para cerca de 110°C, reduzindo a chance de fervura.
Cuidados e recomendações
Feldman ressaltou que, embora seja possível para o motorista fazer a mistura, o recomendável é adquirir frascos com a solução já pronta.
Além disso, esses líquidos prontos contêm aditivos antioxidantes que previnem a corrosão interna do motor.
O especialista concluiu enfatizando que, apesar da permanência do radiador nos carros modernos, o que era antes preenchido com água pura agora requer um líquido especial de refrigeração.
Essa evolução tecnológica visa otimizar o desempenho e a durabilidade dos motores atuais.
*Informações CNN