Quatro escolas de Franca passarão a funcionar em sistema integral em 2020

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de setembro de 2019 às 21:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Expectativa é atender cerca de mais 2 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano Médio

Está confirmado: A partir do próximo ano, Franca contará com mais quatro escolas estaduais funcionando em tempo integral. São elas: Pedro Nunes Rocha, na Vila Europa; Ana Maria Junqueira, no Jardim Califórnia; Carmem Munhoz, no Jardim Bethania; e Laura de Melo Franco no Jardim Redentor.

A expectativa é de atendimento de aproximadamente mais 2 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Com a ampliação, Franca que tinha quatro unidades passará a contar com oito escolas nesse modelo.

Atualmente já funcionam em tempo integral as escolas Ângelo Gosuen no Jardim Brasilândia, Ângelo Scarabucci na Vila Scarabucci, Antônio Fachada no Parque Vicente Leporace e Jerônimo Barbosa Sandoval na Vila Nicácio.

Nesse sistema, os alunos têm a chance de aprender muito mais do que as lições de matemática, português e geografia. Eles ficam na escola, no mínimo, sete horas por dia e podem se integrar a projetos como Imprensa Jovem, Academia de Letras, além de aulas de dança e poesia. O objetivo da escola em tempo integral é ajudar a preparar o jovem para o mundo do trabalho, com experiências práticas em empresas, intervenções na comunidade, além de cursos profissionais e técnicos em que os estudantes escolhem as disciplinas de acordo com seus projetos de vida.

Na capital paulista, a Secretaria Municipal de Educação implementou o Programa São Paulo Integral em 71 escolas municipais em 2016. O programa foi ampliado e chegou a 146 escolas em 2019 – um aumento de 43% em relação ao ano anterior.

As aulas são ministradas por professores da rede municipal de ensino e formuladas com a participação da comunidade escolar seguindo as diretrizes do currículo da cidade de São Paulo. Enquanto os alunos ficam 7 horas na escola, uma jornada regular varia de quatro a cinco horas.


+ Educação