Quatro alimentos que podem estar matando seu cérebro e seus neurônios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2019 às 18:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De nada vale dormir bem, ver documentários ou ler livros se não se alimentar adequadamente

alimentação tem um papel determinante no quão eficaz a nossa mente funciona e no quão capaz é de enfrentar as mais diversas eventualidades, incluindo o inevitável processo do envelhecimento.

“Cada pensamento que temos, cada movimento que fazemos, cada sentido que usamos (visão, audição, olfato, paladar e tato) requer que os neurônios do nosso cérebro funcionem – e isso exige muito combustível e nutrientes”, explica Martha Clare Morris, médica e autora do livro ‘A Dieta do Cérebro’, em declarações à revista norte-americana Women’s Health.

Alimentos que ‘matam’ o cérebro

Mas não importa apenas dar à nossa mente os nutrientes de que ela mais necessita para funcionar bem: importa também evitar aqueles que são prejudiciais. 

Pensemos no cérebro como um carro. O carro necessita de combustível para funcionar, mas não pode ser um combustível qualquer. A nossa mente é igual: temos que evitar os combustíveis que não lhe fazem bem.

Aqui incluem-se, sobretudo, os alimentos que são ricos em gorduras nocivas ou gorduras saturadas e trans, presentes nos alimentos industrializados.

Produtos lácteos e ovos. 

Não tem de banir o consumo destes alimentos da sua alimentação, mas deve ingeri-los com moderação. Evitar os produtos mais gordos é fundamental e consumir ovos de produção biológica cozinhados sem gordura é também algo a levar em conta.

Fast-food. 

Faça desta refeição rápida um evento anual e não um evento semanal! A quantidade de gordura, sal e açúcar que um simples menu tem é assustadora.

Bolos e doces. 

Podem marcar presença na alimentação, mas devem ser reservados para eventos especiais, como aniversários.


+ Saúde