Quanto tempo posso deixar o cachorro sozinho em casa? Especialista responde

  • Nene Sanches
  • Publicado em 12 de junho de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora você possa pensar que seu cão ficará bem em casa o dia todo, especialista alerta os tutores para não ficarem fora por muito tempo

Para muitas pessoas, ter a companhia de um cãozinho em casa é algo terapêutico. No entanto, não é raro os tutores precisarem deixar o animal em casa para trabalhar ou mesmo fazer alguma atividade de lazer.

De acordo com o especialista em comportamento canino Adem Fehmi, os “aumigos” têm, sim, um tempo “limite” para ficar sozinhos.

“Idealmente, devemos procurar deixar nossos cães adultos sozinhos por não mais do que quatro horas por vez”, revelou, em entrevista ao The Mirror. No caso de animais menores, ele defende que o tempo deve ser reduzido para, no máximo, duas horas.

Segundo o expert, isso acontece porque os cães precisam ser estimulados mental e fisicamente. Ou seja: necessitam de alguma interação.

“Os cães são mamíferos sociais e precisam de companhia, bem como de estimulação mental e física ao longo do dia”, disse.

O que devo fazer se for ficar fora por um tempo?

“Se você não tem familiares ou amigos de confiança para ajudar a cuidar e fazer companhia ao seu cão na sua ausência, usar um passeador de cães ou babá pode ser uma boa opção”, disse Adem.

Se o seu cão tem ansiedade de separação, uma babá pode ser uma boa opção.

Alguns provedores de cuidados individuais também podem levar seu cão em uma base 1-2-1 em sua própria casa, se isso for algo com o qual seu cão é capaz de lidar.

Segundo o portal do jornal Metrópole, a creche para cães é obviamente outra opção, que pode ser mais adequada para alguns cães do que para outros.

“Ao decidir sobre uma babá, passeador ou creche, é importante considerar o caráter, o temperamento e as necessidades individuais de seu cão.”

Como posso manter meu cachorro ocupado em casa?

“Para mim, os brinquedos de distribuição de comida são obrigatórios”, disse Adem.

“Mesmo que meus próprios cachorros fiquem felizes em ficar sozinhos, juntos ou individualmente, quando saio sempre os deixo com um brinquedo distribuidor de comida, cada um com algo gostoso para trabalhar dentro”.

É útil garantir que a comida que você oferece em um brinquedo distribuidor de comida seja valorizada pelo seu cão.

Se o seu cão é um comedor mais agitado, pode ser útil guardar guloseimas especiais com ‘cheiro de alto valor’, como peixe, carne ou comida úmida para usar.


+ Animais