Quando a onda de calor resulta em alerta vermelho, é inevitável deixar o ventilador ligado durante a noite — mas quanto ele gasta?
Durante ondas de calor, como esta com alerta do Inmet, ventiladores tendem a ser uma alternativa barata e eficiente para enfrentar as altas temperaturas, justamente por consumirem menos energia que climatizadores ou sistemas de ar-condicionado.
Mesmo assim, apesar de serem aparelhos menos tecnológicos, é preciso saber o quanto exatamente gastam para que a relação custo-benefício do aparelho seja analisada com propriedade.
Nesse sentido, esse valor está diretamente ligado à potência em Watts de cada modelo, que pode variar de acordo com a especificação encontrada.
Em seu funcionamento, o aparelho movimenta o ar em um ambiente para proporcionar resfriamento e conforto térmico.
Geralmente, é composto por pás ou hélices acionadas por um motor elétrico, que cria correntes ao girar. Para Descubra o quanto um ventilador gasta.
Quanta energia um ventilador gasta?
O gasto elétrico de eletrodomésticos, em geral, depende da potência do aparelho e do tempo de uso. A potência, medida em watts (W), indica a quantidade de energia que o dispositivo consome por unidade de tempo.
Por isso, para calcular o consumo de energia, multiplica-se a potência pelo tempo em que ele fica ligado. O resultado é dado em watt-hora (Wh) ou quilowatt-hora (kWh), unidade usada pelas companhias de energia para cobrar o consumo.
Por exemplo, supondo que você tenha um ventilador de teto com uma potência de 120 W que fique ligado por 5 horas ao dia, o cálculo do consumo diário seria: 120 W x 5 horas = 600 Wh ou 0,6 kWh.
Já para calcular o gasto mensal, é necessário multiplicar o valor diário pelo número de dias de uso no mês — nesse caso, 0,6 kWh x 30 dias = 18 kWh. Para saber o custo em reais, multiplica-se o consumo mensal pela tarifa de energia cobrada pela companhia elétrica local.
Quanto gasta um ventilador ligado a noite toda?
O período da noite é um dos intervalos em que o uso de eletrodomésticos voltados para o conforto térmico mais se faz necessário. Naturalmente, esse é o momento em que o consumo de energia desses aparelhos têm uma maior relevância.
Mantendo a suposição de que você tenha um ventilador de teto com 120 Watts de potência, ligado das 22 às 7 horas da manhã, chegamos ao consumo de 1,08 kWh.
Para saber o valor em reais gasto em energia com o ventilador ligado durante esse intervalo, é preciso multiplicar 1,08 kWh pela tarifa cobrada localmente.
Quanto gasta um ventilador durante um mês?
Para saber o quanto gasta mensalmente o mesmo ventilador de teto 120 Watts de potência sendo usado por 9 horas diárias, basta multiplicar o valor diário por 30. Nesse caso, o eletrodoméstico gastaria cerca de R$ 29,00 no Rio de Janeiro.
Segundo o portal TechTudo, em São Paulo, sob as mesmas condições, o valor mensal seria de aproximadamente R$ 20,40.