compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Uma pesquisa examinou registros eletrônicos de saúde veterinária para determinar a idade média em que os cães entram na velhice
Você já se perguntou quando os cachorros ficam idosos? Um estudo realizado no Reino Unido revelou a idade média em que os cães chegam na velhice.
O estudo, publicado no Journal of Small Animal Practice, buscou esclarecer com qual idade os cães são considerados idosos pelos profissionais veterinários.
Segundo os resultados, em 95% dos casos avaliados, os veterinários consideram que os cachorros ficam idosos a partir dos 7,25 anos. No entanto, foi observada uma variação entre as diversas raças de cães comprovadas no estudo.
Por exemplo, os animais de estimação da raça Cocker Spaniel Inglês foram considerados na fase de velhice aos 11,7 anos. Já para os Jack Russell Terriers, a mídia ficou em 14,1 anos.
Risco de saúde relacionados a idade
De acordo com o portal argentino Infobae, durante o estudo também foram identificadas algumas condições de saúde mais comuns em cães considerados mais velhos.
Os problemas relacionados ao peso afetaram 35% dos pacientes, seguidos por doenças músculo-esqueléticas (33%), dentárias (31%) e digestivas (22%).
Os tutores devem estar atentos à saúde dos pets idosos, observando qualquer sinal de doença nos cãespanheiros. Caso o animal apresente algum sintoma grave, é ideal levá-lo aos cuidados de um veterinário.
Cuidado com a saúde
Embora tenha sido descoberta uma relação clara entre a idade e a probabilidade de desenvolver certas doenças, os resultados indicam que o impacto de outros fatores, como o sexo ou o estado de esterilização, é mais complexo.
Segundo o portal, os machos esterilizados apresentaram maior incidência de problemas musculares-esqueléticos em comparação com as fêmeas intactas.
Segundo o portal NDMais, a pesquisa destaca ainda que, embora os dados demográficos, como raça e sexo, tenham sido fatores relevantes em certos casos, o registro clínico da condição de saúde depende do nível de especificidade dos veterinários na documentação dos problemas.