Dia e noite com a mesma duração: equinócio de Outono 2025 acontece nesta quinta (20)

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de março de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta quinta feira, dia 20 de março, às 06 horas e 01 minuto, inicia-se o outono no hemisfério sul e a primavera no hemisfério norte

O equinócio de outubro registrado em março de 2022 (Foto: Prof. Marcos Calil)

Do latim, a palavra “equinócio” é descrita como aequus, que significa “igual” e nox, que significa “noite”. Como bem coloca o National Weather Service o que ocorre nos equinócios é “uma quantidade ‘quase’ igual de luz do dia e da noite”.

É exatamente isso que vai ocorrer no Brasil e no mundo, em 20 de março de 2025. Neste dia, para o hemisfério sul, teremos o primeiro dia do outono, ou seja, o Equinócio de Outono, e no hemisfério norte teremos o início da primavera, ou seja, o Equinócio da Primavera

Independentemente de onde a pessoa reside, todos os habitantes do planeta Terra irão compartilhar do mesmo evento astronômico: o dia claro e a noite irão durar muito próximos de 12 horas.

Diferença é mínima

Esse fato pode ser bem comprovado quando observarmos os horários do nascer do Sol para diferentes cidades no Brasil, em 20 de março.

Em Natal (RN), o Sol irá nascer às 05h25min e se pôr às 17h31min, perfazendo um tempo de dia claro de 12h06min. Em Atibaia (SP), o Sol irá nascer às 06h10min e seu ocaso irá ocorrer às 18h17min, perfazendo um total de dia claro igual a 12h07min.

Para Porto Alegre (RS), o Sol irá nascer às 06h28min e seu ocaso ocorrerá às 18h36min, num total de 12h08min de dia claro.

Ponto cardeal

Além da questão do dia claro ter “quase” a mesma duração da noite, existe outro evento astronômico que só ocorre no primeiro dia do outono ou da primavera, ou seja, nos equinócios: o Sol nasce, exatamente, no ponto cardeal leste e se põe, exatamente, no ponto cardeal oeste.

No restante do ano, o correto é dizer que o Sol nasce no horizonte leste e se põe no horizonte oeste.

Outros eventos astronômicos podem ser percebidos durante a ocorrência dos equinócios como, por exemplo, a observação da Luz Zodiacal, do Gegenschein, da Banda Zodiacal. Mas, é importante destacar aqui, a constelação que representa a estação do outono para o hemisfério sul e a primavera para o hemisfério norte: a constelação do Leão.

Aproveite essa estação e não deixe de acompanhar as lives de terças feiras no canal do YouTube da Urânia Planetário https://www.youtube.com/@uraniaplanetario onde o Prof. Dr. Marcos Calil ensina a como observar o céu.


+ Astronomia