compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Embora as partículas finas geralmente sejam visíveis no ar como fumaça, elas não são visíveis a olho nu, diz o site suiço
A região de Franca enfrenta uma preocupante deterioração na qualidade do ar, atingindo níveis de moderados a insalubres de poluição, segundo o índice de qualidade do ar do site suíço IQAir (Veja aqui).
De acordo com o mostrado pelo site, a região tem uma concentração de PM 2,5, o que é 5,7 vezes o valor da diretriz anual de qualidade do ar estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.
Para se ter uma ideia do que isso representa, a concentração de PM 2,5 refere-se à quantidade de partículas de poeira muito finas presentes no ar, com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros. Essas partículas são inaláveis e podem penetrar na região torácica do sistema respiratório.
A maioria das partículas finas de PM 2,5 é causada por atividades humanas, como queima de combustível, fumaça de tabaco, queima de lixo e incêndios florestais, que é o caso registrado nas cidades da região de Franca.
Embora as partículas finas geralmente sejam visíveis no ar como fumaça, elas não são visíveis a olho nu. A concentração de PM 2,5 pode ser prejudicial mesmo em dias aparentemente claros ou em locais aparentemente limpos.
Recomendações de saúde
Pessoas sensíveis devem reduzir o exercício ao ar livre.
Em casa, o ideal é fechar as janelas para evitar o ar externo sujo.
Pessoas sensíveis devem usar máscara quando estiverem ao ar livre.
Grupos sensíveis devem usar um purificador de ar em casa.