Qual o significado de chegar aos lugares mais cedo? Psicologia explica o hábito!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 31 de outubro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chegar mais cedo aos lugares é bem visto no mercado de trabalho, mas existe uma face oculta que a psicologia explica

Existe uma face oculta na pontualidade que a psicologia explica – foto Freepik

 

A frustração de esperar alguém chegar no lugar combinado, acredite, não é uma experiência única. Lidar com pessoas que não são pontuais pode ser mesmo uma frustração para muita gente.

Todavia, por mais que chegar cedo em todos os lugares possa ser uma característica ótima no mercado de trabalho, estudos apontam que esse hábito pode render outros fatores.

De acordo com Oliver Burkman, psicólogo, escritor e colunista do The Guardian, pessoas pontuais possuem tendência em visualizar os piores cenários e deixar tempo suficiente para que eles possam ser resolvidos.

Isso pode ajudar essas pessoas a fazer planos e evitar imprevistos, apesar que mostra a necessidade de controle.

Segundo uma análise feita pelo Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego, a pessoa que gosta de chegar cedo em todos os lugares tem a tendência de ter uma percepção do tempo precisa e são caracterizadas por um maior autocontrole.

De acordo com estudos, o indivíduo que gosta de chegar cedo em todos os lugares tem um autocontrole gigantesco, o que o ajuda contra procrastinação e uma melhor administração do tempo.

Esse hábito tem uma ligação com uma organização e capacidade de cumprir prazos maior.

Ter esse hábito também é visto como uma forma de respeito e responsabilidade social.

E conforme os estudos sociológicos, as normas culturais e valores sociais tem influência total na forma como o tempo e a pontualidade são percebidos como uma forma de consideração pelas outras pessoas.

*Informações MSN

 


+ Comportamento