Quais os alimentos quebram o jejum intermitente?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 23 de abril de 2018 às 15:54
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O que quebra o jejum Intermitente (JI)?

Vale ressaltar que no jejum o combustível energético são os corpos cetônicos provenientes das gorduras, espera-se que do nosso tecido adiposo de reserva. Mas até isso acontecer uma orquestra de genes e fatores transcricionais são ativados e outros silenciados.

O JI é planejado e programado por um tempo determinado, 16 horas, 18 horas, 24 horas… Pode ser realizado 1, 2 ou 3 vezes por semana e, dentre os genes e fatores modulados destaco a expressão de fatores como a SIRT-1 e PGC1-alfa, ambos envolvidos na melhora da resposta antioxidante e anti-inflamatória. No JI de 18 horas, por exemplo, faz-se a última refeição às 18h00 e realiza-se a próxima refeição às 12h00, o almoço do dia seguinte. Basicamente não se faz ceia e café da manhã contendo macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), então tudo que contenha tais macronutrientes quebra o jejum.

Café sem açúcar não quebra jejum, chás não quebram jejum, shot de limão com cúrcuma não quebra jejum.

Sucos, óleos, shakes contendo whey, BCAA, glutamina quebram jejum, ou seja, se alimento contém carboidrato, gordura ou proteína o jejum é quebrado, a produção endógena de corpos cetônicos é quebrada.

Procure auxílio profissional para ajustes individuais. 

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero