Quadra de Esportes no bairro Nova Pedregulho homenageia Henrique Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de maio de 2018 às 12:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professor lecionou e dirigiu diversas escolas, além de ter sido Secretário de Educação do município

A quadra de esportes coberta que está sendo construída no Bairro Nova Pedregulho e que atenderá também aos moradores do Morada do Sol será denominada em homenagem ao Professor Henrique Paulo Barbosa de Souza, falecido em 2017 (veja biografia abaixo).

A homenagem ao ex-secretário de Educação do Município está prevista em Projeto do Prefeito de Pedregulho, Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho – que foi enviado à Câmara de Vereadores para ser votado e transformado em lei.

A QUADRA DO NP

A Quadra de Esportes “Professor Henrique Paulo” é mais uma obra que ficou abandonada durante todo o governo 2013-2016 e que foi retomada no ano passado, estando prestes a ser concluída.

Por conta do abandono, o Governo Federal interrompeu os repasses e logo após tomar posse o Prefeito Dirceuzinho teve que ir a Brasília onde se comprometeu a resolver as pendências jurídicas (pelo descumprimento do contrato pelo governo anterior) e a investir as contrapartidas necessárias por parte do Município.

A empresa que está concluindo a obra é a Camila Construtora com o valor global máximo estimado para a licitação foi de R$ 222.4 mil.

“Em breve esta unidade esportiva será colocada à disposição da comunidade do Nova Pedregulho e da Morada do Sol, apagando mais este episódio de triste lembrança para os esportistas de nossa cidade”, disse o prefeito.

BIOGRAFIA DE HENRIQUE PAULO

Filho de Alzira Barbosa de Souza Arthur Sauerbronn de Souza. Nascido na Fazenda Chapadão, município de Pedregulho, em 1º de maio de 1946.

Era o 4º filho de sete irmãos: Luiz Roberto, José Augusto, José Luiz (falecido ainda criança), Henrique Paulo, Amauri, Alberto e Sérgio.

Casou-se em 17 de dezembro de 1972 com Inês Aparecida Bianco de Souza, na cidade de Sales Oliveira (SP).

Em 17 de dezembro de 2017 o casal faria 45 anos de casados. Henrique Paulo faleceu em 19 de novembro de 2017.

Filhos de Henrique Paulo:

-Gustavo Henrique Bianco de Souza, casado com Gisele Vieira Rodovalho.

– Ana Alzira Bianco de Souza Pereira, casada com Fábio

José Branquinho Pereira.

– Guilherme Henrique Bianco de Souza, casado com Anelise Contini Rodrigues de Souza.

Netos: João Paulo de Souza Pereira (filho de Ana Alzira), Ana Luiza Rodovalho de Souza (filho de Gustavo.

Formou-se em Geografia pela Faculdade de Filosofia,

Ciências e Letras de Franca em 27 de abril de 1968.

Também se formou em Pedagogia Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “José Olímpio”, de Batatais (SP) em 17 de agosto de 1976.

Lecionou Geografia e Educação Física no Educandário

Pestalozzi (Franca) de 1966 a 1971.

Lecionou, também, no Colégio Champagnat (Franca) em 1966 aulas de Geografia do Brasil e Geografia Geral.

Foi aprovado em Concurso de Ingresso ao Magistério Oficial do Estado no cargo de Professor Secundário de Geografia Geral e do Brasil em 13 de abril de 1970.

Lecionou no Colégio Estadual “João Marciano de Almeida”, Franca, em 1969, no Ginásio Estadual de Cristais Paulista, em 1970, e também na Escola Estadual “Dr. José Vicente de Machado Netto”, em Pedregulho, onde foi Assistente de Diretor de Escola (também foi Assistente de Diretor de Escola na Escola “Artur Belém Júnior”, até ser aprovado em Concurso Público para Diretor de Escola em 1978.

Ocupou Cargo de Diretor de Escola em Jeriquara na EE “Professor Olívio Peixoto”, na Escola “Padre César Gardini”, em Pedregulho, na Escola “Sales Manreza”, também de Pedregulho e na Escola Estadual “Artur Belém Júnior”, onde se aposentou em 31/01/1998.

Henrique Paulo ministrou aulas de Geografia na Unifran, no período de 02/051989 a 1991 e foi Secretário Municipal de Educação de Pedregulho em dois mandatos do ex-prefeito Dirceu Polo (2005 a 2009).


+ Esportes