Psicóloga dá dicas para diminuir a ansiedade nas celebrações do final de ano

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Psicóloga dá dicas práticas para reduzir a ansiedade e permitir que as festividades sejam momentos de verdadeira conexão e bem-estar

Em meio às festividades e celebrações, a chegada do final de ano muitas vezes traz consigo não apenas a alegria, mas também um aumento na ansiedade para muitas pessoas.

Entre preparativos e expectativas, a pressão por um encerramento perfeito do ciclo pode se tornar esmagadora e exaustiva.

A ansiedade e a depressão no final do ano não se originam apenas de reflexões sobre o ano que passou, mas também das preocupações com o futuro.

Quem explica é Luana Ganzert, psicóloga especialista em emoções. As exigências associadas a festas, presentes e encontros familiares também podem intensificar sentimentos de ansiedade.

Buscar equilíbrio e priorizar a saúde mental tornam-se fundamentais nesse período. Por isso, Luana dará abaixo dez dicas para evitar esses sentimentos.

Por que isso acontece?

A busca por conformidade com padrões culturais e familiares pode gerar um sentimento de inadequação, especialmente quando as realidades individuais não coincidem com as expectativas idealizadas.

“As interações familiares intensificadas durante as festas, embora muitas vezes positivas, podem desencadear sentimentos complexos”, indica Luana.

Além disso, o final do ano muitas vezes marca um período de transição, onde as pessoas avaliam metas não atingidas e enfrentam a pressão de estabelecer novos objetivos para o próximo ano.

A reflexão sobre o ano que está terminando, avaliando conquistas e desafios, pode aumentar a preocupação com o futuro.

“Essa dualidade entre olhar para trás e a projeção do amanhã pode criar um terreno fértil para a ansiedade”,  explica.

10 dicas para diminuir a ansiedade em época de final de ano


+ Comportamento