compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Psicóloga dá dicas práticas para reduzir a ansiedade e permitir que as festividades sejam momentos de verdadeira conexão e bem-estar
Em meio às festividades e celebrações, a chegada do final de ano muitas vezes traz consigo não apenas a alegria, mas também um aumento na ansiedade para muitas pessoas.
Entre preparativos e expectativas, a pressão por um encerramento perfeito do ciclo pode se tornar esmagadora e exaustiva.
A ansiedade e a depressão no final do ano não se originam apenas de reflexões sobre o ano que passou, mas também das preocupações com o futuro.
Quem explica é Luana Ganzert, psicóloga especialista em emoções. As exigências associadas a festas, presentes e encontros familiares também podem intensificar sentimentos de ansiedade.
Buscar equilíbrio e priorizar a saúde mental tornam-se fundamentais nesse período. Por isso, Luana dará abaixo dez dicas para evitar esses sentimentos.
Por que isso acontece?
A busca por conformidade com padrões culturais e familiares pode gerar um sentimento de inadequação, especialmente quando as realidades individuais não coincidem com as expectativas idealizadas.
“As interações familiares intensificadas durante as festas, embora muitas vezes positivas, podem desencadear sentimentos complexos”, indica Luana.
Além disso, o final do ano muitas vezes marca um período de transição, onde as pessoas avaliam metas não atingidas e enfrentam a pressão de estabelecer novos objetivos para o próximo ano.
A reflexão sobre o ano que está terminando, avaliando conquistas e desafios, pode aumentar a preocupação com o futuro.
“Essa dualidade entre olhar para trás e a projeção do amanhã pode criar um terreno fértil para a ansiedade”, explica.
10 dicas para diminuir a ansiedade em época de final de ano
A psicóloga Luana Ganzert preparou uma lista com 10 dicas de como reduzir sintomas de ansiedade. São elas:
01. Estabeleça limites realistas:
Defina expectativas realistas para as festividades, evitando colocar pressão excessiva sobre si mesmo para criar o momento perfeito;
02. Planejamento antecipado:
Planeje com antecedência, seja em relação a presentes, eventos sociais ou outras atividades, fazendo inclusive opções sobre em que confraternizações ir. Isso ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga no último minuto.
03. Priorize o autocuidado com atividades físicas:
Reserve tempo para atividades que promovam o bem-estar, como exercícios, meditação ou momentos de relaxamento, para equilibrar o estresse.
A prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, especialmente no que diz respeito à diminuição da ansiedade.
Ao se exercitar, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores que agem como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar.
04. Orçamento consciente:
Estabeleça um orçamento realista para presentes e celebrações, evitando preocupações financeiras adicionais.
05. Comunique-se abertamente:
Converse com familiares e amigos sobre suas expectativas e preocupações, promovendo a compreensão mútua e aliviando possíveis tensões.
06. Foco nas conexões:
Concentre-se nas conexões pessoais e nas experiências, em vez de apenas nas expectativas materiais, para criar memórias significativas.
07. Tempo sozinho, se necessário:
Não hesite em reservar momentos para si mesmo, se sentir que precisa de tempo para se recarregar emocionalmente. Ninguém é obrigado a ir a todas as confraternizações que aparecem.
08. Aceite as imperfeições:
Reconheça que nem tudo precisa ser perfeito. Aceite as imperfeições e encontre beleza na autenticidade das experiências.
09. Defina prioridades:
Identifique o que é mais importante para você durante as festividades e concentre sua energia nessas áreas, deixando de lado o que for menos essencial.
10. Procure apoio profissional:
Se a ansiedade persistir, buscar apoio de um profissional de saúde mental pode ser benéfico. Eles podem oferecer estratégias personalizadas para lidar com a ansiedade específica durante essa época do ano.
(Com informações da página Eu Atleta, do portal Globo)