Provão é novo jeito de alunos da rede pública chegarem às universidades paulistas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de setembro de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo do governo estadual é aumentar o número de estudantes que prestam vestibular e ingressam no ensino superior gratuito

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou o decreto que institui o Provão Paulista, exame que servirá como nova forma de ingresso nas universidades públicas estaduais, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

O Provão será aplicado anualmente, apenas para estudantes das três séries do ensino médio matriculados na rede pública.

Em caráter excepcional, a primeira edição do exame — previsto para novembro de 2023 — poderão ser usados já para ingresso dos estudantes que hoje estão no terceiro ano.

A partir do próximo ano, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas no segundo e terceiro ano do ensino médio.

Provão seriado

Até que, em 2025, serão consideradas as avaliações nos três anos. Para 2024, serão ofertadas 13 mil vagas dos cursos disponíveis nas universidades conveniadas.

Segundo a Jovem Pan, o objetivo do governo estadual é aumentar o número de estudantes que prestam vestibular e ingressam no ensino superior gratuito.

De acordo com o Estado, apenas 23% dos alunos da rede pública se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, o número, junto com o percentual de Roraima, é o menor de todos os Estados brasileiros.


+ Educação