Prova de vida do INSS 2020: Quando e como fazer para não ficar sem receber

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 15:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
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Segundo o INSS, ao final dos 12 meses da última comprovação, é preciso atualizar documentações no sistema

​Você sabe o que é a prova de vida do INSS? Trata-se de uma exigência que determina ao segurado que recebe auxílios, a comprovação anual da sua vitalidade. 

A ação tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos e possui um prazo para execução.

Segundo o instituto, ao final dos 12 meses da última comprovação salarial, é preciso atualizar as documentações em seu sistema.

O procedimento pode ser feito nas unidades bancárias ou, em caso de pessoas debilitadas e acima dos 80 anos, por meio do atendimento especial.

Para isso, o contribuinte ou seu responsável deve realizar um agendamento no site do próprio INSS.

Ao acessar o portal, é preciso ir até a opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca prova de vida.

O resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial) e escolher a opção mais adequada, dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos.

Pontos de atendimento 

No Banco

Para aqueles que estão em plenas condições físicas, é preciso ir até o banco onde recebe seu benefício e atualizar os dados. Basta apresentar um documento oficial com foto a um dos funcionários e informar que foi comprovar vida para o INSS.

Algumas agências contam já com o serviço de biometria digital, de modo que agilize ainda mais o processo. Na sequência, as instituições financeiras informam ao INSS que o procedimento foi realizado, comprovando a existência do assegurado.

Visita domiciliar ou hospitalar

No caso daqueles que não têm condições de ir até o banco para fazer a prova de vida do INSS, há a chance comprovação de vida por meio de uma solicitação para que o procedimento seja feito por um servidor do órgão.

Nesse caso, será realizada pesquisa externa pelo INSS, agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

O segurado precisar comprovar, por meio de atestado ou declaração médica, que está com vida. Caso a solicitação seja feita pelo Meu INSS, é preciso inserir a documentação por meio de arquivos em anexos. 

Se o beneficiário fizer pelo 135, deverá agendar uma visita para que apresente os registros solicitados.


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