Proteste avalia camisinhas e verifica boa qualidade no produto feito no Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2018 às 10:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumo de preservativos, tradicionalmente, aumenta durante o período carnavalesco

O Carnaval chegou, e para aproveitar os dias de folia sem correr risco, é preciso lembrar de tomar alguns cuidados com a saúde. O consumo de camisinhas, neste período, normalmente é mais elevado que em outros meses do ano.

Isso tem razão de ser. Para prevenir a gravidez indesejada e evitar a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), uma das principais armas é o uso de preservativos.

Mas para saber se eles protegem tão bem quanto prometem, a Proteste – Associação de Consumidores – testou as principais marcas do produto: Jontex, Olla, Prudence, Blowtex, Durex, Skin, Preserv e Vista-se, esta distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Todas foram aprovadas.

Segundo a Proteste, o teste teve início com a análise da integridade da embalagem que envolve o preservativo. Nesse quesito, nenhuma marca apresentou problemas. Isso significa que as camisinhas estão devidamente protegidas contra calor, umidade excessiva e contaminações, tudo aquilo o que tende a prejudicar a eficácia do produto.

Todos os modelos avaliados tiveram avaliação máxima nos quesitos largura e comprimento, integridade da embalagem e ausência de orifícios. Os técnicos encheram cada um dos preservativos com ar, como se fossem balões, e constataram que a capacidade volumétrica e de pressão de estouro respeita os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


+ Saúde