Promotor ​Paulo Borges é promovido pelo conselho do Ministério Público

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de novembro de 2019 às 10:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promotor de Justiça deixa a área da Cidadania para defender interesses do Meio Ambiente e dos Deficientes

O 1ª promotor de Justiça de Franca, Paulo César Correa Borges, foi promovido já a partir de hoje pelo Conselho Superior do Ministério Público. Ele deixa a área da Cidadania para se dedicar ao Meio Ambiente.

Ao falar para o Jornal da Franca Paulo Borges disse que a partir de agora terá um novo desafio em sua vida profissional, já que terá sua atenção voltada ao Meio Ambiente e Deficiência.

Em sua carreira na área da Cidadania, Borges se dedicou com afinco ao exercício das funções do cargo de 1º Promotor de Justiça de Franca.

Dentre elas se notabilizaram a defesa do patrimônio público e da probidade administrativa. Mas, antes de concluir o ciclo no Ministério Público decidiu se inscrever para remoção por merecimento ao cargo de 7º Promotor de Justiça.

Para isso disputou a vaga com outros colegas, sendo que ao final o Conselho Superior do Ministério Público decidiu indicá-lo em primeiro lugar, seguido do 11º Promotor de Justiça de Sorocaba e do 6º Promotor de Justiça de Franca, Joaquim Rezende.

Portanto, a partir de 1º de novembro de 2019 já não estará atuando na área da Cidadania onde prestou serviços à sociedade, sempre com dedicação, lhaneza e comprometido com o interesse público.

OS NÚMEROS

Consolidando os dados da Promotoria de Justiça, foram os seguintes números que podem facilitar o dimensionamento da atuação de Paulo Borges:

a) antes do SISMP (digitalização), a partir da posse em 01/outubro/1995

a.1 – procedimentos (inquérito civil; procedimento preparatório de inquérito civil etc.) = 1052

a.2 – ações civis públicas distribuídas = 136

b) registrados no SISMP (sistema já digital), de 01/dezembro/2012 até 31/outubro/2019

b.1 – procedimentos (inquérito civil; procedimento preparatório de inquérito civil, peça de informação, etc.) = 2066

b.1.1 – inquérito civil = 906

b.1.2 – procedimento preparatório de Inquérito Civil = 660

b.1.3 – peça de informação = 124

b.1.4 – ficha de atendimento =120

b.1.5 – procedimento administrativo individual = 5

b.2 – representações

b.2.1- recebidas = 251

b.2.2 – indeferidas = 43

b.3- ações civis públicas distribuídas = 157

Desta forma, o promotor Paulo Borges, através do Jornal da Franca e pelas redes sociais, fez um agradecimento público.

Ele se lembrou de todas as instituições, públicas e privadas, organizações não governamentais, associações, cidadãos e cidadãs, juízes de direito, estagiários e estagiárias, servidores e servidoras, principalmente do Ministério Público.

Também mostrou sua gratidão aos promotores de justiça cíveis e criminais, que direta ou indiretamente atuaram em conjunto na proteção do patrimônio público e da probidade administrativa.

MEIO AMBIENTE

Agora, ao assumir as funções de 7º Promotor de Justiça de Franca, Paulo Borges vai atuar na defesa do meio ambiente e das pessoas com deficiência. 

Ele reafirmou o seu compromisso de se dedicar com afinco na busca da superação dos novos desafios, e com muita motivação.

Sua missão será de promover e defender os valores ambientais, que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, contribuindo no processo de transformação social.


+ Justiça