Projetos de estudantes podem ser inscritos no Desafio Criativos da Escola

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de setembro de 2018 às 10:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desafio selecionará 11 iniciativas transformadoras, protagonizadas por crianças e jovens em todo o país

A menos de um mês para o fim das inscrições, o Desafio Criativos da Escola 2018, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, tem recebido histórias de transformação feitas por crianças e jovens de todo o Brasil. A 4ª edição do Desafio reconhecerá 11 ações que contribuem para a mudança da realidade na qual os estudantes estão inseridos dentro e fora de suas salas de aula. Tanto professores quanto estudantes do Ensino Fundamental ou Médio podem inscrever seus projetos, já finalizados ou ainda em andamento, pelo site do Criativos da Escola até o dia 1º de outubro.

Como parte da premiação, três estudantes e um educador de cada grupo selecionado participarão de atividades que serão realizadas em Fortaleza (CE), na primeira semana de dezembro. Os representantes das ações escolhidas por seu protagonismo e impacto social trocarão experiências, fortalecerão seus projetos e receberão prêmios em dinheiro para o projeto e para os professores responsáveis.

“Seja por meio de campanhas com a comunidade para limpar o rio da cidade, seja por meio da criação de planos de aula com letras de rap, por exemplo, os estudantes estão mostrando que algo pode ser feito para transformar o ambiente em que vivem. Só no ano passado recebemos 1.492 projetos de todas as regiões brasileiras, na cidade ou no campo, no centro ou em periferias, em um movimento que se mostra cada vez maior. Queremos conhecer muito mais ações inspiradoras desenvolvidas por jovens em todos os cantos do Brasil. O Desafio é uma oportunidade de valorizar, ampliar a voz e a visibilidade ao trabalho dessas novas gerações”, convida um dos coordenadores do Criativos da Escola, Gabriel Salgado.

Desde a primeira edição, em 2015, o Desafio já recebeu quase três mil projetos de todas as regiões brasileiras, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. Os educadores que tiverem interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos podem acessar o Material de Apoio e o jogo Criativos da Escola – A missão, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Clique aqui e veja também as iniciativas premiadas pelo Desafio em 2017.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 105 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.


+ Educação