Projeto para a Vida: material didático incentiva desenvolvimento de alunos de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de março de 2025 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, o projeto já é desenvolvido desde 2022, mas neste ano, técnicos da Secretaria de Educação desenvolveram um material didático para contribuir com o desenvolvimento das aprendizagens

Técnicos da Secretaria de Educação desenvolveram um material didático para contribuir com aprendizagens

 

A educação vai além do ensino de conteúdos formais. Formar cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre seus valores e metas, é um dos pilares das escolas.

E é exatamente esse o propósito do “Projeto para a Vida”, que desde 2022 vem sendo trabalhado em Franca e, agora, conta com um material didático exclusivo desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Autoconhecimento e Protagonismo no Centro do Aprendizado

O “Projeto para a Vida” é fundamentado em perguntas que estimulam a reflexão pessoal, como: “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”.

Ele busca não apenas engajar os alunos em atividades didáticas, mas também ajudá-los a desenvolver competências socioemocionais, estabelecer metas pessoais, planejar seus objetivos e se preparar para o futuro, seja nos estudos ou no mercado de trabalho.

Segundo Elaine Cristina Tomazinho de Oliveira, professora da EMEB Olívia Corrêa Costa, o novo material proporciona um ensino mais direcionado e estruturado.

“Já trabalhávamos com o projeto em sala de aula, mas, agora, conseguimos integrá-lo na rotina semanal com mais eficácia”, destaca.

Como Funciona o Novo Material Didático

Destinado a alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o material é composto por 26 volumes e 23 sequências didáticas que abordam cinco grandes temas:

– Eu comigo

– Eu com os outros

– Responsabilidade e Cidadania

– Cultura da Paz

– Comer Comer

Cada temática oferece planejamento para nove aulas, totalizando 216 atividades organizadas de forma sequencial.

Essas práticas incentivam os alunos a compreenderem seu papel no mundo, valorizarem o respeito mútuo e reconhecerem as diferenças e semelhanças na convivência escolar.

A Importância do Projeto para Crianças e Jovens

Para Elaine, o impacto do projeto é profundo: “A criança percebe o próprio valor e aprende que precisa do outro, valorizando o respeito às diferenças. É uma forma de ajudá-la a construir seu autoconhecimento e a traçar planos para o futuro”.

Ao adotar o “Projeto para a Vida”, as escolas não só cumprem seu papel de formar cidadãos, mas também colocam os alunos como protagonistas de suas próprias jornadas.

Afinal, preparar crianças e jovens para o futuro é muito mais do que transmitir conhecimento; é incentivá-los a pensar, planejar e sonhar grande.


+ Educação