Projeto obriga seguradoras a pagarem indenização a motorista com CNH vencida

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de junho de 2020 às 20:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se a nova regra for aprovada, ela valerá para CNH que tiver vencido a partir de 19 de fevereiro de 2020

Em razão da pandemia de covid-19, tramita na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 2607/20, que prevê que as seguradoras de veículos serão obrigadas a pagar indenização a motorista mesmo com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida. 

O texto, que altera o Código Civil, por enquanto está em análise na Câmara dos Deputados. 

Se a nova regra for aprovada, ela valerá para CNH que tiver vencido a partir de 19 de fevereiro de 2020.

Assim, o projeto de lei 2607/20 impede as seguradoras de veículos, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, de se recusarem a indenizar o segurado que estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020. 

Por conta da pandemia pelo novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já impede, por tempo indeterminado, a aplicação de multa ao condutor que dirigir com CNH vencida.

Segundo o autor da proposta, o deputado Leur Lomanto Júnior (DEM-BA), mesmo autorizado pelos órgãos de trânsito, o condutor pode ter dificuldade para receber a indenização prevista na apólice em caso de sinistro.

Conforme o deputado, “é praxe entre as empresas seguradoras definir cláusula para deixar de pagar a indenização caso o segurado, ou qualquer outra pessoa, venha dirigir o veículo sem a habilitação legal ou com a CNH suspensa, cassada, vencida ou não renovada”.

“Em razão da atual impossibilidade de renovar a CNH, acreditamos ser importante garantir o direito ao segurado em não perder o prêmio do seguro em razão de portar a Carteira Nacional de Habilitação vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020”, finaliza o autor.

*Seu Crédito Digital​


+ Trânsito