compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Atendimento especializado melhora aprendizado e convivência escolar

Projeto inovador da Secretaria de Educação de Franca já atende 14 famílias
“Se uma criança não aprende do jeito que ensinamos, temos que ensiná-la de um jeito que ela aprenda.”
Essa ideia resume o propósito do Centro de Atendimento à Família e ao Estudante (CAFE), um novo projeto voltado para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino com dificuldades de aprendizagem e diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
O projeto já está em funcionamento e começou atendendo 14 crianças e suas famílias. Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 760 estudantes diagnosticados com esses transtornos.
Acompanhamento pedagógico e apoio às famílias
A pedagoga Renata Barcellos Rodrigues, que integra a equipe do CAFE, explica que a iniciativa busca oferecer intervenções pedagógicas lúdicas e inclusivas, auxiliando no desenvolvimento escolar e no comportamento dos alunos. Além disso, professores e famílias recebem suporte para criar um ambiente de aprendizado mais acessível.
“Essas crianças são inteligentes e têm um grande potencial. Queremos ajudá-las a desenvolver suas habilidades e orientar os professores e pais nesse processo”, diz Renata Barcellos Rodrigues.
A proposta já tem feito a diferença para famílias como a de Shayene Gonçalves Carvalho, mãe de Sebastian, de 6 anos, que há mais de um ano recebe acompanhamento para transtornos de aprendizagem.
“Esse projeto é um alívio para nós, pais. Agora nossos filhos têm um espaço pensado para suas necessidades, com profissionais capacitados para ajudá-los dentro e fora da sala de aula.”
Como funciona o projeto?
O CAFE acontece às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, na sede da Secretaria de Educação.
As crianças participam de atividades pedagógicas com diferentes profissionais, incluindo momentos de educação física, inglês, arte, música, contação de histórias e robótica no Espaço Maker.
Além disso, os pais também recebem orientações, com oficinas para ajudá-los a lidar com os desafios diários e estabelecer uma rotina mais estruturada para os filhos.
“Ainda estamos aprendendo a lidar com esses transtornos. O projeto nos ajuda a encontrar estratégias que realmente funcionam, e essa soma de esforços só pode trazer melhorias para as crianças”, fala Renata.
Ações do CAFE
– Reavaliação dos casos
– Oficinas de contação de histórias
– Rodas de música e jogos educativos
– Estímulo às habilidades artísticas
– Atividades com metodologia maker e robótica
– Apoio emocional e incentivo à convivência social
O Centro de Atendimento à Família e ao Estudante (CAFE) é um passo importante para garantir que todas as crianças tenham acesso a um aprendizado mais inclusivo e respeitoso com suas necessidades.