Projeto Escola + Bonita revitaliza mais de 2 mil escolas no Estado de SP

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de dezembro de 2019 às 14:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa envolve o trabalho de presos em regime semiaberto, facilitando sua reinserção na sociedade

O projeto “Escola + Bonita” revitalizou mais de mil escolas e pretende revitalizar mais 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020 com o trabalho de presos em regime semiaberto.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação, Administração Penitenciária e Desenvolvimento Econômico.

A assinatura do termo de cooperação foi feita em marco, na E.E. Dona Ana Rosa de Araújo, na zona Oeste da capital paulista, uma das primeiras escolas a dar início ao projeto.“A pintura será feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar”, afirmou Doria.

Por meio do programa Via Rápida Expresso, serão pintadas 500 escolas. Neste projeto, os reeducandos participantes serão capacitados e pintarão escolas durante este curso profissionalizante. “Nós sabemos que uma escola organizada, limpa e efetivamente mais bonita tem um impacto direto na aprendizagem. Esse trabalho em parceria com outras secretarias é fundamental”, disse o secretário da Educação, Rossieli Soares. 

Além de recuperar prédios públicos e contribuir para oferecer melhores condições de ensino, os detentos têm chance de maior de reinserção na sociedade. Com o trabalho, eles recebem um valor mensal em uma conta poupança e remissão de pena. Cada três dias trabalhado, um dia a menos de pena.

“O projeto oferece uma oportunidade para que esses reeducandos, ao término da pena, saiam em liberdade capacitados para exercer uma profissão”, completa o secretário de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo. 

Muitos dos detentos possuem capacitação em pintura, hidráulica e elétrica. Os que não tiverem serão qualificados pelo Centro Paula Souza, vinculado à pasta do Desenvolvimento Econômico. Todas as outras escolas que apresentarem a necessidade de reparos serão atendidas pela Secretaria da Educação. 

Para o diretor da Dona Ana Rosa de Araújo, Wellington Santos Costa, essa assinatura garantiu benefícios para diversos membros da sociedade. “Estamos muito felizes por sermos a escola que irá direcionar esse novo modelo da nova gestão. Há anos que não tínhamos uma pintura externa. O programa veio para deixar a nossa escola mais bonita”, completa. 


+ Educação