Programação Neuro-Linguística na Música

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 15 de setembro de 2017 às 13:40
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tive oportunidade de estudar sobre PNL – Programação Neuro-Linguística. Também buscando por pesquisas na internet encontrei um trabalho sobre PNL NA MÚSICA, e buscando aqui e ali, lendo sobre Neuro-Aprendizagem, percebi que estamos numa outra fase planetária onde podemos aprender muito mais rápido do que antes, basta aplicarmos as técnicas ensinadas pela PNL .

Usamos somente 7% ( na média) da nossa capacidade cerebral. E quando utilizamos mais o cérebro, temos chances de aprender mais, de formas diferentes e passarmos isso para a emoção e podermos transmitir mais amor, mais compreensão, mais verdade.

Fui a uma palestra esta semana sobre PNL . E pude ver a busca das pessoas por esta ferramenta preciosa. Um grupo comprometido com sua evolução pessoal compareceu interessado numa melhoria e que possa estender esta melhoria a outras pessoas. Dá um conforto tão grande quando vemos pessoas se movendo para melhorar a si mesmas e consequentemente o mundo que as rodeia … Estamos vivendo um momento de enxurrada de más notícias , quando de repente um grupo se reúne buscando SOLUÇÕES.

Quando fui a esta palestra, meu dia tinha sido difícil, tive dor de dente, tomei anestesia, estava ainda sob o efeito do estresse da dor, da anestesia e quase não me aguentava ali, quando me levantei para ir ao toillete eliminar as toxinas da anestesia , voltando, ouvi o final de uma história queo palestrante contava sobre um senhor de idade que reclamava da vida, das dores, da saúde,etc, quando seu neto lhe pediu que lhe contasse casos de quando eles brincavam, quando o neto ainda era pequeno. Neste mesmo instante cessaram as dores e o avô tomou outra postura perante a vida e àquele momento, deixando de sentir o peso da idade.  Experimentei ali na palestra fazer o mesmo sobre o desconforto do dente e comecei a cantarolar mentalmente as notas de uma partitura musical, depois comecei a cantarolar mentalmente a música que minha netinha adora… Quando percebi, já estava sem dor. Funciona mesmo ! Mudar o foco !

Com os alunos de piano a mesma coisa. Percebi que já aplico PNL desde que comecei a trabalhar e também em fatos de minha vida. Meu pai nos ensinava sobre pensamento positivo, doenças psicossomáticas, como devemos fazer uma visita a um doente para levar conforto e não lamentos, como controlar a mente, respirar fundo e traçar metas. Ele era um sábio, aplicava PNL sem ter o conhecimento teórico, era intrínseco em sua maneira de ser.

É uma gama de ferramentas que pode ser utilizada em tudo, mas falemos de música nas Fofocas Musicais …

Primeiro alerta é : – observe o que está ouvindo. O que sente após ouvir determinada música? Qual é a vibração que esta música traz? Ela te impulsiona para vencer ou te joga pra trás? Música também adoece! Mas música também cura. Experimentar escolher o que se ouve é uma tarefa que parece dar trabalho, mas é melhor do que tomar um remédio comprado na farmácia. Usar o remédio chamado música funciona para vários casos.

Gosto muito deste trecho de uma palestra que sempre me enviam pelo Whatsapp:

Neste outro link temos a FAMOSA SONATA K 448 de Mozart utilizada para ativar o raciocínio lógico-matemático , pesquisa da década de 90 nos EUA. E funciona !  Fiz testes em escolas com alunos em provas de matemática ouvindo Mozart. Relaxam e ativam a zona cerebral relacionada ao raciocínio lógico.

OUVIR BOAS MELODIAS É UMA PROGRAMAÇÃO CEREBRAL PARA SER MAIS BEM SUCEDIDO E FELIZ !

Esta programação poderá auxiliar em qualquer situação da vida. Pessoas que estão sempre querendo controlar os outros, falam mal das pessoas, caluniam, inventam fatos por inveja ou vingança porque não foram atendidas em seus desejos, podem ser mais felizes se experimentarem um treinamento chamado Desenvolvimento de Liderança. Liderar a si mesmo e liderar filhos, pessoas no trabalho, mas com respeito e amor.

O Universo tem leis. Uma das leis é a do retorno. Se alguém profere uma calúnia , ou diz uma mentira sobre alguém, aquilo volta com toda força para ela mesma. O contrário também acontece : se a pessoa emite pensamentos bons para amigos e inimigos, ela recebe de volta potencializado. Isso também está descrito na PNL numa das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento.

“Pense na cenas finais dos filmes, ET e Titanic, ok… agora tire suas músicas e pronto nenhum deles ganhariam “Oscars”, pois a música é uma coisa muito poderosa em nossas vidas, com certeza você já deve estar pensando em dezenas ou centenas de filmes ou propagandas onde isso poderia ocorrer.” Alexandre Bortoletto

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero