Programa promove inserção de PCD’s no mercado de trabalho em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de julho de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

PEI oferece apoio para mais de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo cerca de 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos)

Meu Primeiro Emprego Inclusivo oferece promove a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência

 

Com o objetivo de promover a inserção e acompanhamento de pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento de Franca, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, disponibiliza o Programa ‘Meu Primeiro Emprego Inclusivo’.

Isabella Maria de Oliveira, de 26 anos, tem deficiência intelectual e não encontrava oportunidades no mercado de trabalho.

Após se inscrever no programa, através do PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), passou pela triagem, fez entrevista e está há 3 meses trabalhando em uma rede de fast-food.

“Estou muito feliz. Foi através do programa que consegui meu primeiro emprego. Antes, deixava meu currículo em várias empresas e nem sequer era chamada para entrevista. Agora, estou empregada e tendo muitas oportunidades”, disse.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva de Franca vai completar dois anos em dezembro. É a 18ª unidade inaugurada no Estado e tem, por meta, oferecer apoio para mais de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo cerca de 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos).

Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento, disse que o programa é voltado especificamente para auxiliar pessoas com qualquer tipo de deficiência para inserção no mercado de trabalho.

“As empresas fazem a solicitação trazendo as oportunidades, é feita a triagem e damos todo suporte realizando a busca ativa de candidatos, entrevistas de habilidades, laudos de funcionalidade e apoio após a inclusão”.

“É um trabalho muito gratificante, ainda mais quando vemos essa pessoa conquistando o primeiro emprego”, disse.

De janeiro de 2023 a fevereiro deste ano, cerca de 122 pessoas aderiram ao programa e 17 conquistaram o primeiro emprego.

O pólo de Franca também emitiu 69 laudos para o trabalho. O PEI fica na sede do ‘Emprega Franca’, na rua Laerte Barbosa Cintra, s/n, Residencial Baldassari, em prédio anexo à Rodoviária de Franca.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.


+ Inclusão