compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O projeto prevê estímulos aos fatores protetores para a prevenção, como a prática de exercício físico
O projeto prevê estímulos aos fatores protetores para a prevenção, como a prática de exercício físico
A Câmara Municipal de Franca aprovou, no ano passado, um projeto de lei de proteção a pacientes com problemas mentais na cidade.
Trata-se do Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências, visando a proteger este público na saúde do município.
Dentre os objetivos do programa estão ações para promover a conscientização e a orientação precoce de sinais de alerta e informações sobre a doença, em várias modalidades de difusão de conhecimento à população, em especial, às regiões mais carentes do município.
O texto assegura ainda a utilização de métodos para o diagnóstico e tratamento o mais precoce possível em todas as unidades da rede pública municipal de saúde, estimular hábitos de vida relacionados à promoção de saúde e prevenção de comodidades.
Além disso, prevê estímulos aos fatores protetores para a prevenção, como a prática de exercício regular, alimentação saudável, controle da pressão arterial, controle da depressão e estímulo ao convívio social.
Acolhimento
Autor do projeto, o vereador Donizete da Farmácia afirma que é preciso amparar este público com atenção diferenciada.
“Muitas dessas pessoas viveram uma vida de construção para as gerações seguintes. É preciso que o poder público a trate com total respeito nessa hora”, afirmou o vereador Donizete.
Opinião semelhante a do vereador Daniel Bassi, também autor do projeto de lei.
“Temos que cuidar deste público, ainda mais se tratando, em sua maioria, de pessoas idosas, que merecem toda atenção e carinho”, disse Bassi.