Programa Acuidade Visual tem continuidade nas escolas municipais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de agosto de 2018 às 23:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é identificar e encaminhar para tratamento prévio crianças com alguma limitação na visão

O programa Acuidade Visual, voltado a identificar e encaminhar para tratamento prévio as crianças das escolas municipais de Franca com alguma limitação na visão, a secretaria da Educação em parceria com a secretaria de Saúde, dão continuidade ao trabalho em toda a rede municipal. Neste semestre, desde o começo de agosto as unidades de ensino da área central e região Oeste da cidade estão sendo visitadas.

Esse planejamento foi elaborado de tal forma que vai atingir as escolas municipais de todas as regiões de Franca até o final do ano, com previsão de encerramento no dia 10 de dezembro e a estimativa de atender a 3 mil crianças da rede municipal. O intuito é identificar os problemas visuais dos alunos das escolas da faixa etária de 05 a 11 anos.

Para verificação sobre a existência de algum tipo de limitação visual nas crianças é aplicado primeiro um teste pelos professores, para que na sequência a secretaria de Saúde disponibilize o trailer com um médico cuja finalidade é realizar um exame mais aprofundado. Constatada a necessidade de utilização de óculo o estudante tem seu exame levado à direção da escola, que comunicada os pais e será orientado a fazer o tratamento adequado.

 Essa checagem no trailer que é levado até as escolas, é feita nos horários das 7h30 e 13h30, por meio dos médicos Fabio José Gazaffi e Carlos Alexandre Ferreira de Oliveira. A servidora Kátia Comparini, assistente social é a gestora do programa. Segundo suas observações ‘o propósito é disseminar o programa em todas as regiões da cidade e até setembro nossa pretensão é terminar o Centro e a região Oeste, para começarmos na zona Sul até o final do ano.’

     


+ Saúde