PROFISSIONALISMO

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 11:05
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vamos falar de profissionalismo, seja ele em que área for. Vou falar da área em que atuo: professora de piano clássico. Como me especializei na parte didática e mais direcionada ao clássico, preciso sempre me atualizar e oferecer o máximo em didática, o máximo em clássico ( biografias, workshops, etc.)

Na parte didática, para se ter um bom resultado é preciso conhecer o ser humano e principalmente observá-lo com olhos de diagnóstico:

Como o cérebro responde aos estímulos, como a musculatura responde ao  trabalho realizado, como é a emoção do aluno, suas características psicológicas que influenciam em toda sua performance, como é o cognitivo , enfim .. o aluno é um TODO. Um ser humano inteiro  está ali e é preciso observá-lo ou até diagnosticá-lo dentro do que pode ser feito para ajuda-lo a tocar bem o instrumento.

É como o médico. O clínico geral, por exemplo, vê a pessoa como um todo, ou pelo menos deveria. E considera as várias influências que podem existir para que a pessoa tenha tal doença. E então indica o tratamento.

A medicina chinesa, que admiro profundamente, estuda até a equivalência, se é que posso denominar assim,  de um órgão com outro no organismo. Quem tem problemas nos olhos, algumas vezes está apenas manifestando um problema no fígado porque estes dois órgãos estão interligados.

Venho admirando a MEDICINA INTEGRATIVA que nada mais é do que juntar todos os conhecimentos para acertar no diagnóstico e também no tipo de tratamento  ideal para aquele paciente. Outro dia, conversando com um músico que teve problemas de saúde, ele me disse que hoje ele conhece seu corpo porque teve que estuda-lo para  cuidar melhor dele. Foi uma conversa muito produtiva onde concluímos a importância da fé e de Deus na nossa vida.

Gosto também da homeopatia, mas não a homeopatia que trata a doença, mas aquela que trata a pessoa. Tratar a doença a alopatia faz.  Vai à farmácia e compra o remédio para aquela doença e de repente tem efeitos colaterais e causa outras doenças. Na homeopatia bem estudada e aplicada, trata-se a pessoa, o ser humano, no seu âmbito global : mente, corpo e espírito. Tenho um livro do Nilo Cairo e é impressionante a questão do remédio de fundo. Se bem receitado, ele cura todos os males. Sou prova viva disso, já dei vários depoimentos a respeito. Tanto, queas pessoas me perguntam qual homeopatia eu tomei para sarar – a minha resposta sempre é  a mesma : CADA UM É UM.  Tem o remédio de fundo a ser descoberto senão a pessoa não melhora e tudo volta.

Isso tudo resvala no profissionalismo.

O bom profissional, ou o profissional consciente da sua responsabilidade e compromisso com a profissão, estuda sempre e procura o todo.

Em aulas de piano clássico, não ensino somente as notinhas, símbolos, etc. Tem uma gama de outras ciências a serem estudadas para poder ter um resultado melhor.

O aluno de piano não tem somente os dedos e o cognitivo. É um ser humano ali se expressando, aprendendo, saciando suas vontades, desenvolvendo habilidades e competências, enfim… CADA UM É UM!  A DIGITAL É ÚNICA!

Se o aluno me pede aulas, eu não vou me restringir a ensinar parte do que sei. Ou fazer o aluno ter um curso mais longo para que eu possa garantir a parte financeira. Jamais!  O valor da mensalidade ou da consulta ou do tratamento, já deve incluir o todo. Estamos falando de profissionalismo com responsabilidade. Por este motivo  a medicina alopática está perdendo terreno para os bons profissionais homeopatas. Ela trata só a doença e não o doente. Por isso os tratamentos alternativos estão aumentando.

Que possamos exercer qualquer função com consciência!

O mesmo deve ocorrer com quem se matricula num curso: procurou aquele profissional é porque confia em seu trabalho. Então deve seguir às orientações. Se não concorda com o trabalho, melhor ir em busca de alguém que satisfaça seus objetivos.

Sintonias. Compromisso. Ética. Profissionalismo. Responsabilidade.

O Brasil precisa melhorar. Nós precisamos melhorar.

Em música clássica, pingo é letra! Talvez por isso observemos mais.

Outras opiniões sobre o assunto:

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/07/25/1038850/10-regras-profissionalismo-voce-precisa-saber.html  

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.​


+ zero